Programação cultural em Niterói tem exposição, roda de choro e exibição de filme sobre Itamar Assumpção

A programação cultural em Niterói na segunda semana de julho está cheia de atrações, em tempo para se planejar e aproveitar todas elas. Na próxima terça-feira (11), tem o Choro das Minas na Sala Carlos Couto. A exposição “O Brasil Que Eu Vejo”, que reúne obras de 30 artistas, será inaugurada no Solar do Jambeiro na quarta-feira (12). A Biblioteca Parque de Niterói vai exibir filmes sobre a trajetória do músico Itamar Assumpção dias 11 e 13. Confira a programação.

“O Brasil Que Eu Vejo”: nova exposição com 30 artistas chega no Solar do Jambeiro

Brasil, arte independente e diversidade. Essa é a mistura que a expo “O Brasil Que Eu Vejo”, nova mostra do grupo Artrilha, leva para o Solar do Jambeiro. Terça-feira, dia 11 de julho, a partir das 18h30, Niterói vai poder passear por criações plurais de 30 artistas sobre o nosso país.

Artistas de várias regiões foram desafiados com a mesma pergunta: “como é o Brasil que você vê?”. A partir desse questionamento, cada profissional seguiu seu próprio caminho artístico e, como resultado, foi criada uma mostra com diversidade de técnicas e com temas que exploram a fauna, a flora, o povo, a cultura, as cores e a essência dos vários “brasis” que existem simultaneamente.

“O Brasil Que Eu Vejo” é uma iniciativa do grupo Artrilha, coletivo especializado no desenvolvimento de artistas plásticos. A expo junta trabalhos de artistas do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais, do Paraná e do Rio Grande do Sul. De acordo com a curadora, Edna Carla Stradioto, “a mostra é um momento para reunir as obras criadas especialmente para o espaço, Solar do Jambeiro, e com um tema direcionado e que explora o Brasil que cada artista vê. Esse projeto é muito importante para nós porque é a nossa primeira exposição coletiva no estado do Rio de Janeiro”.

Os artistas que participam da mostra são: Andrea C Krause, Babi Mach, Cris Marcos, Daniele Bloris, Edna Carla Stradioto, Gloria Conforto, Helen Wolf, Ieta Vanessa, Ivânia Tanaka, Katia Brasileiro, Line, Lucignam Guimarães, Maria Amélia Fonseca, Maria Oliveira, Mariana Boniffatti, Moni Pimenta, Patylene, Paulo Vitor Carneiro, Rosane Marochi, Sandra Becker, SiCavalcanti, Simone Ceia, Sophie Reitermann, Stela Brajterman, Talita Z, Tati Garcia, Thereza Toscano, Thiago Burioli, Ticiana Parada e Yara Delafiori.

Serviço
O Brasil Que Eu Vejo
Abertura: Terça-feira, 11 de julho de 2023
Visitação: De 12 de julho a 03 de setembro de 2023
Horário: das 11h às 16h
Local: Salão Vermelho do Solar do Jambeiro
Evento gratuito
Classificação: livre
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá, Niterói – RJ

Choro das Minas se apresenta na Sala Carlos Couto em julho

Terça-feira é dia de roda de choro na Sala Carlos Couto! Primeiro grupo niteroiense do gênero composto exclusivamente por mulheres, o Choro das Minas fará apresentação no dia 11 de julho, às 19 horas. Buscando um novo olhar para o gênero, o evento promete uma nova perspectiva em relação ao ritmo. A entrada é gratuita.

Integrante do movimento Mulheres na Roda de Samba, o grupo é formado por Belliza Luar, no violão de seis cordas, Clarice Maciel, no pandeiro, e Gloria Salim, no cavaco. O trio apresentará um repertório variado, que transita entre o clássico, o contemporâneo e composições autorais.

Serviço
Choro das Minas
Data: Terça-feira, 11 de julho de 2023
Horário: 19 horas
Local: Sala Carlos Couto – Theatro Municipal de Niterói
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói – RJ

Biblioteca Parque de Niterói exibirá filmes sobre a trajetória do músico Itamar Assumpção

Em celebração ao Dia do Rock (13 de julho), a Biblioteca Parque de Niterói montou uma programação em homenagem ao músico Itamar Assumpção. Os longas “Daquele Instante Em Diante”e “Reverberações – Itamar Assumpção” serão exibidos na próxima semana, de maneira gratuita.

Na terça-feira, dia 11, às 15 horas, acontece a edição de junho do Cine República. O cineclube exibe o longa “Reverberações – Itamar Assumpção”. O documentário aborda a vida do músico brasileiro conhecido por suas canções vanguardistas. A história gira em torno da figura de Itamar, do seu impacto nas gerações e discute temas como a cena alternativa dos anos 80, independência artística e inovação.

No dia 13, também às 15 horas, será a exibição “Daquele Instante Em Diante”, do diretor Rogério Velloso. O longa de 2011, conta a trajetória musical artística de Itamar, desde a Vanguarda Paulista até sua morte precoce aos 53 anos. Itamar Assumpção foi um dos pilares da música popular brasileira e é conhecido por músicas como “Nego Dito”, “Tua Boca”, entre outros.

Serviço
Cine República
Data: Terça-feira, 11 de julho
Horário: 15 horas
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Entrada: Gratuita
Classificação: 12 anos
Endereço: Praça da República, S/N – Centro, Niterói – RJ, 24020-099

Serviço
Daquele Instante em Diante
Data: Quinta-feira, 13 de julho
Horário: 15 horas
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Entrada: Gratuita
Classificação: 12 anos
Endereço: Praça da República, S/N – Centro, Niterói – RJ, 24020-099

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo