Caminho Niemeyer: também aberto de segunda a sexta nas férias escolares

O Caminho Niemeyer, importante área de lazer do Centro de Niterói, é mais uma opção gratuita de lazer ao ar livre na cidade para as férias escolares em julho. O local ficará aberto a partir desta segunda-feira (17) até o dia 28 de julho, das 7h às 19h. Neste período, o Caminho vai funcionar nos finais de semana e de segunda a sexta.  

O Caminho Niemeyer é um equipamento cultural de grande valor arquitetônico e faz parte de um complexo de 11 quilômetros de obras do arquiteto Oscar Niemeyer, que vai até Charitas. Em 2022, o Caminho ganhou mais um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), próximo à Ilha da Boa Viagem, um dos maiores patrimônios históricos, culturais e ambientais da cidade e do estado do Rio de Janeiro, que está sendo restaurado pela Prefeitura de Niterói.

“O Caminho é um dos principais locais do mundo para aproveitar as obras arquitetônicas de Niemeyer, além de ser um espaço lindo. Temos recebido muitas famílias que vêm patinar, andar de bicicleta e aproveitam para apreciar o pôr do sol. O espaço é uma referência no turismo do estado do Rio de Janeiro, ótimo para a prática de atividades físicas, além de ter um visual incrível para os amantes da fotografia,” explica Barbara Siqueira, gestora do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer.

O local conta com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), um projeto arquitetônico também inspirado nas obras de Niemeyer, e é fruto de um convênio entre a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e o Ministério do Turismo. De hora em hora, estagiários de turismo realizam visitas guiadas gratuitamente, onde é possível conhecer a história e obra de cada monumento: Fundação Oscar Niemeyer; Memorial Roberto Silveira e o Teatro Popular Oscar Niemeyer. Todos com as curvas sinuosas, uma das marcas do arquiteto. Ali também são distribuídos folhetos com informações sobre os diversos pontos turísticos da cidade.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo