Final de semana para celebrar a parceria entre Niterói e Portugal na Praça do Descobrimento em Piratininga

As parcerias entre Niterói e cidades portuguesas estão se consolidando cada vez mais com o objetivo de promover o intercâmbio cultural, gastronômico e esportivo da cidade. Neste final de semana, a cultura lusitana se unirá à tradicional festa junina brasileira e num ambiente de pura irmandade será realizada na Praça do Descobrimento em Piratininga, a tradicional festa Luiz de Camões. Este ano a festa conta com um sabor diferente já que a Prefeitura de Niterói já consolidou parcerias com cidades irmãs como Braga, Nazaré e Vila de Gaia.

A festa, promovida pela Fundação de Artes de Niterói (FAN), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Seden), vai ser palco de muita música, dança, atrações infantis e comidas típicas. O evento foi aberto para a participação de cervejarias da cidade através do programa Niterói Cervejeiro.

Fernando Brandão, presidente da Fundação de Arte de Niterói, diz que o evento é tradicional e aproxima cada vez mais as cidades irmãs.

“Os costumes lusitanos estão presentes em Niterói desde a sua formação. A Festa Luís de Camões é o reconhecimento de uma comunidade ativa que mantém vivas tradições que fazem parte do que é ser niteroiense hoje, como, por exemplo, o Seu Antônio, uma figura conhecida, que sempre se dedicou a preservar costumes. Também é papel da Fundação usar a cultura como meio para preservar a história. É uma alegria para nós realizar esse evento”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, afirma que Niterói está ampliando cada vez mais a relação com cidades portuguesas. Ele disse que, além desta festa, em breve a cidade receberá outro evento português.

“Fizemos acordos de cooperação com Nazaré e Braga. Estamos em tratativas com Vila de Gaia e Matosinhos. Já levamos uma cervejaria, a Malteca, para expor em Braga durante um festival. Eles inclusive fizeram juntos uma cerveja colaborativa. A Seden está estimulando parcerias deste tipo, com o objetivo de ajudar a alavancar a economia do Município. Estamos falando de pesca, gastronomia, turismo e diversas frentes. A abertura da participação do Niterói Cervejeiro nos eventos e espaços da cidade é também uma consolidação do mercado e do Selo Cervejeiro, e mostra o quanto a prefeitura está disposta e estimulando todos os segmentos. Pretendemos ampliar cada vez mais esse leque. É retorno para a cidade para o empresariado e gera emprego e renda”, diz Luiz Paulino Moreira Leite.  

No sábado, a programação começa na parte da tarde e será voltada para diversos públicos! Para as crianças, apresentações da Cia Graco (12h20), Trio Pirilampo (14h20), Palhaço Picuinha (16h20) e Bia Bedran (19h50). Representando a essência das tradições culturais, o grupo Concertinas (13h) apresenta danças típicas portuguesas e o conjunto Folia de Reis do Oriente (15h30) canta músicas sobre a viagem dos Reis Magos em busca do menino Jesus. Na parte da noite, Bebê Kramer (17h), Ceceu Valença (18h20) e o Forró do Kiko acompanhado de Marcos Sacramento (21h20) animam a Praça com muito forró.

No domingo, a criançada vai poder curtir a Cia Graco (12h20) e Violúdicos (18h) ao longo do dia. Numa mistura de costumes brasileiros e portugueses, o grupo Roseira D’Água (13h) apresenta brincadeiras e músicas típicas do Maranhão, o conjunto Carimbó da Pedra (14h20) traz um repertório carregado de referência paranaenses e o Rancho Folclórico dança e canta ao som de músicas lusitanas. Marcelo Mimoso (16h40), Maurício Paraxaxá (19h10) e Amelinha (20h40), dona dos sucessos “Frevo Mulher”, “Foi Deus Quem Fez Você” e “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa”, trazem o melhor do forró para a programação. O DJ Caju se apresenta integralmente nos dois dias de festa.

Serviço:
Festa Luís de Camões
Data: Sábado e domingo, dia 22 e 23 de julho de 2023
Horário: 12h20 às 22h
Local: Praça do Descobrimento – Piratininga
Evento gratuito
Classificação livre
Endereço: R. Des. Leopoldo Muylaert – Piratininga, Niterói

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo