Estudantes da E. M. João Brazil conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes da Escola Municipal João Brazil, localizada no Morro do Castro, dominaram o pódio da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que aconteceu no último sábado, no Colégio Marília Mattoso, em Niterói. Além das quatro primeiras posições da categoria Nível 1, os jovens conquistaram o 1º lugar no Nível 0 e o 3º no Nível 2. Das sete equipes participantes, seis se classificaram para a etapa estadual, que acontecerá no dia 2 de setembro. 

Não é a primeira vez que a escola se destaca neste tipo de evento. Ano passado, os alunos da João Brazil foram campeões da mesma etapa regional da OBR. O desempenho foi observado de perto pelo secretário Municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques. Nesta semana, ele recebeu a equipe de Robótica da João Brazil em seu gabinete. 

“Ficamos extremamente felizes em saber que a escola, mais uma vez, foi destaque na competição. Foi um excelente trabalho, o resultado do compromisso com a educação, com a escola pública, que faz a diferença na vida das crianças e jovens da nossa cidade e proporciona diferentes possibilidades de ensino e descobertas”, destacou Bira Marques.

No encontro, os jovens contaram que a ideia do protótipo vencedor partiu da estudante Vitória Conceição, de 14 anos. No entanto, os alunos fizeram questão de valorizar o trabalho dos professores Carlos Henrique Jorge e Evelyn Crespo, responsáveis pelos treinamentos das equipes de robótica da unidade. As aulas começaram em 2014, com o objetivo de trazer o desenvolvimento da Robótica para a sala de aula para passar conceitos de Matemática com mais facilidade, e se tornaram uma verdadeira paixão para todos os envolvidos. 

“Como a Robótica lida com um conjunto de funções multidisciplinares em suas competições, acreditei que esta seria uma forma diferente e empolgante para os alunos aprenderem as matérias da grade curricular”, afirmou o professor. 

Nove anos depois, o resultado é impressionante. A Escola Municipal João Brazil dominou amplamente a etapa regional da OBR, desenvolvendo um trabalho com crianças que, em sua totalidade, moram nas imediações do Morro do Castro, Zona Norte de Niterói. As mães das crianças sentem orgulho dos feitos dos filhos. A Marcelle Bignon, mãe do pequeno Isaque – que com apenas 7 anos já é competidor do nível 0 da OBR – falou um pouco sobre o sentimento. 

“As mães estão todas orgulhosas. Isso porque nós percebemos que nossos filhos são importantes. Quando éramos crianças, imaginávamos carros voadores, robôs por todos os lados, etc. Hoje vemos que nossos filhos ajudam a construir esse futuro que imaginamos lá atrás. Agradecemos por ter uma escola que proporciona isso a eles. Nada paga esse acompanhamento que eles estão tendo. Elogio a João Brazil por todo esse trabalho”, disse emocionada. 

O estudante Rafael de Souza, de 12 anos, é competidor Nível 2 da OBR e é um dos guardiões dos protótipos, está sempre com a caixa de ferramentas por todo o lado. Ele conta que foi chamado pelo professor Carlos Henrique para fazer parte da equipe de robótica. 

“Eu já participei de um projeto comunitário, e já comecei a gostar muito. Pela escola participei da OBR e já ganhei a Etapa Regional, participei da etapa Estadual. E fiquei muito feliz com essa vitória, senti que meu esforço valeu a pena”, contou. 

Já Julia Guedes, de 12 anos e competidora Nível 2 da OBR, é a que melhor explicou com precisão os fundamentos da robótica. Ela relembrou que, nesta edição, ganhou a medalha de prata e que na edição do ano passado ganhou medalha de ouro na Etapa Regional. Além disso, ela salienta que “pretende continuar competindo e, quando for adulta, pretende ser professora de Robótica”. 

Também estiveram presentes no encontro a Subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, e a Coordenadora de Mídias e Novas Tecnologias, Carla Sena.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo