Prefeitura de Niterói participa de webinar sobre transformação digital

A Prefeitura de Niterói participou do webinar Gestão Municipal Digital – “Por que devo priorizar a Transformação Digital na minha cidade?” – que aconteceu nesta segunda-feira (28). Este é o primeiro de uma série de três encontros focados na construção de uma visão mais clara e prática sobre os caminhos para a transformação digital dos municípios. O webinar contou com a participação de mais de 80 representantes de diversas regiões do país e é voltado para gestores e técnicos de áreas relacionadas à transformação digital em municípios brasileiros com população superior a 80 mil habitantes. O evento é uma iniciativa do Fórum Inova Cidades, com apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

O prefeito de Niterói e vice-presidente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Axel Grael, participou da abertura da Webinar e destacou que a iniciativa é muito oportuna.

“Vemos, no Brasil, de modo geral, uma administração pública muito atrasada em termos de transformação tecnológica. Em Niterói, temos várias iniciativas nesse aspecto dentro de um grande guarda-chuva de cidade inteligente em duas frentes. Internamente, modernizando a administração pública e tornando mais eficiente a tomada de decisão, os processos, a transparência com as ações da SEPLAG e, externamente, com o fornecimento de processos de forma on-line, bem como de iniciativas de cidades inteligentes”, acrescentou.

O prefeito destacou ainda que Niterói é uma cidade universitária, sede da Universidade Federal Fluminense (UFF) que tem o maior número de estudantes no país.

“Vamos investir no potencial que a cidade tem. Temos atuado com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação para fortalecer o ecossistema de informação, preparando grandes investimentos nessa área. A ideia é trabalhar de forma solidária e cooperativa com as outras cidades e juntos avançar para atingir a prioridade que é prestar serviços cada vez melhores para a população”, explicou Axel.

A série de Webinar trará especialistas e gestores públicos para debater as questões “Por que?”, “O que?” e o “como” avançar na transformação para uma gestão municipal mais digital Mediadores. A série conta com a mediação de Giovanni Bernardo – Vice-presidente de Articulação Regional do Fórum Inova Cidades e secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Tubarão (SC). O conteúdo está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=05HfWiKhlBQ.

A Secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói (Seplag) e vice-presidente de Relações Institucionais e Parcerias do Fórum Inova Cidades, Ellen Benedetti, apresentou os avanços da cidade a partir da implantação de um projeto de transformação digital.

“O Fórum Inova Cidades é fundamental para a troca de experiências entre os municípios, pois os desafios são muito semelhantes e podemos avançar ainda mais a partir das diferentes perspectivas. Neste sentido, o webinar foi importante para aprofundar questões como a necessidade dos governos se atualizarem, com políticas públicas mais inclusivas e eficientes. Em Niterói, estamos avançando nesta direção com o Portal de Serviços, o processo eletrônico e a Estratégia de Governo Digital, com letramento digital e linguagem simples para não deixarmos ninguém para trás”, afirmou Benedetti.

O seminário contou ainda com a apresentação de André Corrêa d’Almeida, professor da Universidade de Columbia. O professor destacou, em sua apresentação, a urgência de inovar na gestão municipal e que o papel das lideranças definem as agendas e as grandes metas. Ele ainda falou da dificuldade que cidades pequenas e médias enfrentam devido a recursos financeiros limitados.

Ex-subsecretário de Modernização da Gestão da Seplag, Enzo Mayer Tessarolo foi responsável por implementar o Portal de Serviços e o Processo Eletrônico no município. Atualmente, Enzo é Coordenador Geral de Cooperação Federativa em Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e falou sobre o papel do ministério em ampliar e qualificar políticas públicas para desenvolver as capacidades das cidades.

“Temos a quinta maior população conectada do mundo. O governo precisa se adequar a uma sociedade do século XXI que é digital e essa transformação digital impacta em muitas áreas do governo como assistência social, saúde, tecnologia… Os processos digitais impactam não só em economia com base na redução de custos, mas também reduz deslocamentos, tempo em filas, custos de documentos, custos de atendimentos, liberação da força de trabalho para tarefas mais relevantes e torna o estado mais transparente e gera maior confiança, fortalecendo a democracia brasileira”, finalizou.

Avanços no Governo Digital de Niterói

Niterói é uma das primeiras cidades do Brasil a instituir por decreto a Estratégia de Governo Digital (EGD) para o período de 2023 a 2033. A iniciativa da Prefeitura tem como objetivos orientar a transformação digital do município, buscar maior eficiência, simplicidade e facilidade no acesso a serviços e políticas públicas, e ampliar a transparência. Os cidadãos terão maior facilidade no acesso aos serviços públicos através do Portal de Serviços, que já oferece informações sobre 300 serviços, sendo 48 deles digitais, como solicitações relacionadas ao IPTU; à emissão de certidões urbanísticas e de licenças sanitárias. Além disso, a implementação do processo eletrônico para os processos administrativos da prefeitura, cuja taxa de digitalização já chegou em 58%, permite mais agilidade e a redução no número de folhas impressas. A estimativa é de gerar uma economia de R$ 85 milhões por ano com a transformação digital dos serviços em Niterói.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo