Museu de Arte Contemporânea de Niterói celebra o 27º aniversário com sábado especial

O icônico Museu de Arte Contemporânea de Niterói, conhecido carinhosamente como MAC Niterói, está se preparando para comemorar seu 27º aniversário em grande estilo. Desde a sua inauguração em 21 de agosto de 1996, o museu tem sido um marco cultural e arquitetônico, cativando visitantes de todo o mundo com suas exposições e emblemática estrutura projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.


Para celebrar mais um ano, o MAC Niterói está organizando um fim de semana especial e gratuito para seus visitantes, com apresentações artísticas além das exposições.

No Salão Central, é o último fim de semana da exposição imersiva “Transeuntis Mundi: Deriva 01”, que questiona a relação entre a migração humana e as histórias do dia a dia, capturando a essência sonora e visual de diferentes povos, expressões culturais e lugares. O intuito é narrar a jornada milenar dos transeuntes que têm percorrido o globo, convidando visitantes a mergulharem nessas narrativas por meio de experiências que vão desde realidade virtual, realidade aumentada, fotografias e instalações sonoras até projeções e poesia, proporcionando uma imersão completa nesse universo multifacetado.

Na Varanda, o MAC Niterói apresenta “Stories Verídicos”, de Gabriel Grecco, artista niteroiense que trabalha em diferentes áreas da arte, como música, poesia, ilustrações e pinturas, com trabalhos que falam sobre o comportamento do homem contemporâneo e as crises psicológicas em meio ao excesso de informações e tecnologias que vivemos. “Stories Verídicos” é uma exploração visual profunda das mudanças psicológicas e comportamentais induzidas pelo mundo da internet e das redes sociais, questionando a dualidade entre emoções autênticas e as versões “filtradas” que são compartilhadas online.

Na Recepção do museu, o projeto Arte em Destaque, que exibe ao público obras doadas para o acervo da Coleção MAC Niterói, apresenta um aperitivo  de “Stories Verídicos”, com a obra “Orgânicos”, de Gabriel Grecco. Nela, o artista critica a industrialização e exploração mercadológica dos alimentos que consumimos.


No dia 02, na Praça, teremos a inauguração de “Disponível”, instalação de Leandra Espírito Santo inspirada em letreiros de pontos turísticos e em grandes empreendimentos imobiliários. A escultura de 10m de largura investe nas ambiguidades que resultam do deslocamento da palavra “disponível” por diferentes contextos paisagísticos e arquitetônicos. Por um lado, a instalação evoca uma problemática relacionada às questões urbanas e à especulação imobiliária; por outro, literaliza a disponibilidade do local que acolhe o trabalho em relação à artista e ao seu público. As múltiplas possibilidades de leitura de disponível, tanto pelo viés de crítica à comoditização do espaço público quanto pela monumental afirmação de uma disponibilidade para o outro, fazem da inauguração da instalação uma oportuna celebração do aniversário do MAC Niterói.

Também no sábado, a Orquestra da Grota se apresenta às 10h, com o espetáculo “Brasil e suas cores”, interpretando obras clássicas e populares de compositores brasileiros consagrados, em sua maioria especialmente arranjadas para a orquestra. A Orquestra da Grota reúne 23 músicos profissionais formados pelo tradicional Espaço Cultural da Grota, projeto de inclusão social pela música com sede em Niterói, que atende anualmente cerca de mil alunos, oferecendo aulas gratuitas de iniciação musical, reforço escolar e instrumentos musicais diversos.


Às 14h, em parceria com os bailarinos e professores Henrique Passos e Renata Vidal, do projeto Dança de Salão Para Todos, um aulão gratuito de dança de salão será realizado trazendo os ritmos contagiantes do Samba de Gafieira e do Forró, com alunos convidando os visitantes do Museu a experimentar os benefícios da dança em um ambiente lúdico e descontraído, com uma abordagem inclusiva que abrange todas as idades.


A partir das 15h começa a vernissage das exposições “Stories Verídicos”, de Gabriel Grecco, em cartaz na Varanda do MAC Niterói, e ”Disponível”, de Leandra Espírito Santo, inaugurada na Praça do museu.


Encerrando o dia, às 17h, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (CBCN) apresenta seu mais recente espetáculo, direcionado ao público infantojuvenil. “Arteiros” une jogos lúdicos tradicionais, exercícios laborais, cantigas de roda, lendas antigas e o atual TikTok, com uma coreografia desenvolvida com o intuito de resgatar memórias de infância dos bailarinos, explorando travessuras e vínculos emocionais que perduram até hoje. Utilizando uma paleta de cores vibrantes e reflexivas, a estética da apresentação atrai e conecta o público com as situações apresentadas, ora pela música, ora pela brincadeira ou mesmo pelas falas. 


O diretor do museu, Victor De Wolf, compartilhou sua empolgação para o evento: “O MAC Niterói tem sido um espaço de preservação e difusão da arte contemporânea, especialmente da brasileira, ao longo de seus 27 anos. Estamos animados em comemorar este marco com nossa comunidade local e visitantes de todo o mundo. Esta celebração não é apenas um reflexo do nosso passado, mas também um vislumbre do nosso futuro na promoção da arte contemporânea.”


A equipe do MAC Niterói convida todos os amantes da arte e entusiastas da cultura a se juntarem neste evento especial. A celebração do 27º aniversário será realizada no próprio museu, com entrada gratuita para todas/os/es visitantes durante o fim de semana.

Para o Presidente da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo – André Bento, Niterói é privilegiada por ser a segunda cidade do mundo a ter o maior conjunto de obras do renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

 “Tenho muito orgulho de trabalhar no desenvolvimento do Turismo de Niterói, que possui um museu como o MAC – nosso símbolo oficial- atraindo um número enorme de turistas, vindos do mundo inteiro, principalmente para conhecê-lo. Lembro ainda que o museu faz parte do Caminho Niemeyer, o segundo maior conjunto das obras deste renomado arquiteto, Oscar Niemeyer, no mundo inteiro,  por isso também a cidade pode e deve se orgulhar. Programar e festejar com o público seus 27 anos de fundação com uma programação intensa e diversa, confere ainda mais à cidade, sua vocação para o turismo e o  público merece essa festa.”, afirmou Bento. 



Sábado – 02/09

Inauguração da exposição Disponível, de Leandra Espírito Santo – de 02 de setembro a 26 de novembro


10h Orquestra de Cordas da Grota – “Brasil e suas Cores”


14h Aulão de dança de salão com os professores Henrique Passos e Renata Vidal


15h vernissage das exposições Stories Verídicos e Disponível


17h Companhia de Ballet da Cidade de Niterói – “Arteiros:

“Transeuntis Mundi: Deriva 01” – Salão Central do MAC Niterói – de 05/08 a 03/09
“Stories Verídicos”, Gabriel Grecco – Varanda do MAC Niterói – de 26/08 a 26/11


Arte em Destaque apresenta a obra “Orgânicos”, de Gabriel Grecco – Recepção do MAC Niterói – de 26/08 a 26/11


“Disponível”, instalação de Leandra Espírito Santo – Praça do MAC – de 02/09 a 26/11

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo