Congresso de Trilhas: prefeito de Niterói participa de debate sobre uma política nacional para o setor

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou, nesta sexta-feira (22), no auditório do Caminho Niemeyer, da mesa-redonda “Propostas e provocações para a construção de uma Política Nacional de Trilhas”, no 2º Congresso Brasileiro de Trilhas. Ao lado de outros especialistas, o prefeito debateu a necessidade de investimentos e de uma boa gestão para potencializar as trilhas brasileiras em espaços de preservação do meio ambiente, mas também de incentivo ao ecoturismo e de geração de emprego e renda.

Axel Grael destacou que o congresso em Niterói, organizado pela Rede Brasileira de Trilhas, é uma união de forças e de ideias para o desenvolvimento das trilhas.

“É muito importante ter capacidade de gestão das nossas unidades de conservação. É preciso pensar e agir em todos os níveis e não apenas localmente e não apenas globalmente. Temos que pensar e agir em todas as escalas. Temos aqui uma riqueza de debates muito grande. É fundamental ter foco na gestão. As trilhas precisam ser geridas como trilhas. Elas precisam representar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas que moram em suas proximidades”, explicou o prefeito.

O 2º Congresso Brasileiro de Trilhas é organizado pela Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, pela Prefeitura Municipal de Niterói e pela Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). O objetivo do evento é discutir as trilhas de longo curso de maneira ecologicamente sustentável e benéfica para a biodiversidade, sobretudo em relação às espécies ameaçadas de extinção.

Estão representados no congresso, que termina neste fim de semana, líderes ambientais do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. A programação completa pode ser acompanhada através do site: https://www.even3.com.br/2congressobrasileirodetrilhas/

Fotos: Bruno Eduardo Alves

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo