Prefeitura de Niterói dá início à programação do Outubro Rosa

A Prefeitura de Niterói deu início à extensa programação da campanha do Outubro Rosa, que reúne ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença. O lançamento foi feito pelo prefeito Axel Grael, neste domingo (01), no Reserva Cultural, em cerimônia que contou com a apresentação da Orquestra de Cordas da Grota. Até o fim do mês, estão previstas diversas atividades.

“Essa campanha do Outubro Rosa é fruto da união de diversos setores da Prefeitura com um único objetivo, que é a saúde da mulher. É fundamental usarmos essa extensa programação para comunicar a cada niteroiense a importância de realizar os exames preventivos, porque estamos falando de uma doença que, quanto mais precoce o diagnóstico, maior é o percentual de êxito do tratamento. Estamos todos empenhados em fazer essa mensagem chegar”, destacou o prefeito Axel Grael, durante o lançamento da campanha.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – em parceria com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Niterói de Bicicleta e instituições da sociedade civil – organizou uma extensa programação, com diversas atividades como palestras e rodas de conversas nas unidades de Saúde e em locais públicos do município ao longo do mês de outubro.

Lançado em outubro de 2021, o Programa Niterói Mulher tem o objetivo de diagnosticar precocemente casos de câncer e iniciar o tratamento em menos de 60 dias. O município ampliou a oferta de cirurgias de câncer de mama e colo de útero ao iniciar os procedimentos no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, ressaltou que as ações do município contra o câncer de mama e colo de útero vêm apresentando resultados.

“Com a implantação do Programa Niterói Mulher, o município zerou a fila de espera da regulação por cirurgia de câncer de mama e colo de útero. Foram mais de 300 cirurgias realizadas no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. Hoje, com a ampliação das ações, Niterói garante a promoção à saúde, tratamento e reabilitação das pacientes com câncer, dando o suporte necessário a cada uma delas”, afirmou a secretária.

A Campanha do Outubro Rosa incentiva as mulheres de Niterói a procurarem a unidade de Saúde mais próxima da residência para avaliação, solicitação do exame de mamografia e realização de preventivo. Fernando Brandão, presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN), ressaltou a importância das atividades culturais estarem aliadas à pauta da saúde durante o mês de outubro.

“A FAN entende a importância de estar aqui participando e contribuindo na promoção e na divulgação desse mês. É muito importante a gente fazer uma interação e essa interlocução com a Secretaria de Saúde, com as atividades culturais do município. A gente vai cada vez mais promover ações com a Secretaria de Saúde para fazer esse processo de sensibilização da toda a sociedade”, disse Fernando Brandão.

Serviço: Programação Outubro Rosa:

4 de outubro

Outubro Rosa – OAB Niterói

Horário: das 17h às 19h

Abertura: Pedro Gomes – presidente da OAB Niterói

Expositores: Theresa Cypreste (mastologista), Luiz Felipe Chichierchio (cirurgião plástico), Deisimar Bigo (micropigmentação), Thathiana Michelsen (psicóloga e psico–oncologista).

Homenageados: Rodrigo Souto (mastologista), Renata Fernandes (delegada de Comissão de Direito Médico e da Saúde), Andra Luiza Silva (vice-presidente da Comissão de Alienação Parental), Viviane Rodrigues (advogada) e Maria Aparecida Alves (professora e artesã)

Abertura do Outubro Rosa na Câmara de Vereadores

Palestra com a Dra Theresa Cypreste

Horário: 14h

7 de outubro

Caminhada Rosa

Horário: 08h30

Local: Praia de Icaraí – concentração na Reitoria da UFF

Coordenação:  Movimento Outubro Rosa

14 de outubro

Pedal Rosa

Horário: 08h

Local: Concentração Caminho Niemeyer – trajeto do Caminho até a Praia de Icaraí (Reitoria)

Parceria: Niterói de Bicicleta, Secretaria Municipal de Saúde, CODIM, Grupo de Trabalho Niterói Mulher, Oncomed, CLIN

21 de outubro

Dia Delas

Horário: 08h às 17h

As Unidades de Saúde estarão abertas para realização de exame citipatológico, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias de rastreamento e oportunístico.

Realização de mamografia pré-agendada no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino e CAZES.

Remada Rosa

Horário: 08h

Local: Quiosque 15 – Charitas

Coordenação: Mover – Movimento Viver

26 de outubro

Atividade de relaxamento

Horário: 14h

Local: Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino

Coordenação: Instituto ZENCâncer

27 de outubro

Programa Niterói Mulher – Aniversário de 2 anos

Horário: 18h

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

Foto: Alex Ramos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo