Exposição Caminhos de Afeto estréia neste sábado na Sociedade Fluminense de Fotografia

A Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF) abre no próximo sábado, dia 25 de novembro, às 15 horas a exposição fotográfica Caminhos de Afeto: Fotografia, Memória e Inclusão Social. A mostra reúne as principais imagens trabalhadas durante quatro meses pelos alunos do curso de fotografia dirigido a jovens de periferia, com síndrome de down e acima dos 60 anos de idade. A exposição é a etapa final do projeto Fotografia Para Todos, que contou com financiamento da Prefeitura de Niterói, através do Edital Rede Cultura Viva da Secretaria das Culturas, e abre as comemorações pelos 80 anos de fundação da SFF, que acontecerá durante todo o próximo ano.

“A exposição fotográfica Caminhos de Afeto é uma dose dupla de felicidade, materializa o um dos eixos mais importantes da nossa gestão: a democratização e universalização do acesso à cultura, enfatizando a importância de abrir as portas da cultura para todos os segmentos da sociedade. Ao mesmo tempo é o retrato do nosso reconhecimento da potência e da importância da rede Cultura Viva na nossa cidade”, considera  Júlia Pacheco, Secretária Municipal das Culturas de Niterói.

Todos os trabalhos que estarão na exposição fazem parte do Projeto Fotografia para Todos e que foi financiado pelo edital de fomento à cultura da Prefeitura de Niterói. O objetivo traçado no projeto, segundo o presidente da AFF, Antonio Machado, é dar oportunidade de conhecimento às pessoas que tradicionalmente se veem excluídas de programas como este, e o resultado foi totalmente atingido.

“Realizaremos uma série de atividades comemorativas. Outro ponto de destaque e de importância é que pela primeira vez reunimos numa mesma exposição, três turmas distintas do nosso curso de fotografia. São jovens moradores de comunidades do bairro do Fonseca; jovens com síndrome de down e pessoas com idade acima de 60 anos e moradoras de Niterói”, conta Antônio Machado, presidente da SFF: “Tenho certeza de que a exposição irá surpreender positivamente a quem for visitá-la. É um belo trabalho dos nossos alunos, com o apoio dos professores que se dedicaram durante mais de quatro meses, para que este momento acontecesse. Acreditamos que a mostra a ser inaugurada seja um novo marco na vida dessas pessoas que se dedicaram com afinco à arte do estudo da fotografia, da forma como a SFF vem pregando há 80 anos”, resume.

Serviço
Exposição Caminhos do Afeto
Abertura: Sábado – 25/11/23 – 15h
Galeria Octávio do Prado 
Sociedade Fluminense de Fotografia
Rua Doutor Celestino, 115 – Centro – Niterói- RJ

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo