Niterói começa a vacinar idosos acima de 90 anos com a dose de reforço

Prefeitura completa a primeira dose de adolescentes até 12 anos nesta quinta-feira

Niterói é a primeira cidade do Estado do Rio a aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos. Nesta quarta (01) e quinta-feira (02), o reforço será aplicado em pessoas acima de 90 anos. Na sexta-feira (03) e sábado (04), será a vez dos idosos a partir de 85 anos. A vacinação deste grupo é realizada com a Pfizer. Para receber a dose, os idosos devem comparecer a um dos oito postos de vacinação disponíveis munidos de comprovantes da primeira e da segunda dose recebidas e documento de identidade. É necessário ter um intervalo de seis meses ou mais da segunda dose.

A Prefeitura de Niterói vai iniciar, nesta quinta-feira (02), a vacinação de reforço em pessoas imunossuprimidas, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias.
 
Arthur Perlov, de 90 anos, foi um dos primeiros idosos a tomarem a dose de reforço na manhã desta quarta-feira (01), no posto drive thru da Prefeitura de Niterói, no campus do Gragoatá da UFF.

“Fui criado em Niterói e voltei a morar aqui há pouco tempo, depois que minha esposa faleceu. Com a minha idade, só posso ficar muito satisfeito porque agora eu tenho mais segurança”, contou Arthur.


Pouco depois foi a vez da Ruth Lemos, de 90 anos, também tomar sua dose de reforço da vacina contra Covid-19. 

“Eu já estava esperando, tomei as duas primeiras doses, não senti nada e foi tudo legal”, disse.

Na semana passada, Niterói tornou-se a primeira cidade do Estado do Rio a iniciar a aplicação da terceira dose em pessoas que moram em Instituições de Longa Permanência para Idosos. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando a vacinação nas casas de repouso e abrigos.

Adolescentes – O município segue vacinando adolescentes com até 12 anos com a primeira dose. Nesta quarta-feira (01), foi a vez do público de 13 anos. Gabriela Nunes, 13 anos, esteve na Policlínica Sérgio Arouca, acompanhada da mãe, Raquel, para vacinar logo cedo.


“É bom saber que a gente está se protegendo desse vírus que está acabando com o mundo. Eu já retornei às aulas presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança, mas com a vacina fico mais segura”, disse Gabriela. 

A mãe, muito emocionada, conta que a família toda teve a doença e uma pessoa acabou falecendo. “Estava contando os dias e estou muito feliz. Aguardando a vez do filho menor, que ainda não tem vacina liberada para a idade dele. Quem já perdeu alguém da família sabe o que essa dose significa. É uma esperança para não perder mais ninguém que a gente ama”, reforça Raquel.


Gabriela Gualda Gonçalves, 13 anos, estava ansiosa pela vacina do drive thru: “É muito bom. Me sinto muito realizada. Esperei tanto por isso. É uma grande esperança para todo mundo”.

Nesta quarta-feira (01), também foi a vez da imunização coletiva da família Santiago: a avó, Maria Helena, foi tomar sua segunda dose, acompanhada do filho, Eduardo, e do neto, Frederico, de 13 anos, que receberam a primeira dose da imunização. 


“Eu estou muito bem. Primeiro fiquei bem nervoso, mas foi tranquilo”, disse o adolescente.


Nesta quinta-feira (02), será a vez dos adolescentes de 12 anos. Com isso, Niterói chega a idade mínima permitida para vacinar a população da cidade. Sexta (03) e sábado (04) serão dias de repescagem. Para ser vacinado, o adolescente precisa estar acompanhado do responsável e apresentar CPF, identidade e comprovante de residência dos pais. A imunização dos adolescentes acontece em oito postos de saúde do município, com a vacina Pfizer.


Locais de vacinação 3ª dose (idosos e imunossuprimidos):

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº, Vital Brazil.

Policlínica Doutor João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726, Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº, Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111, Piratininga.
Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos.

Locais de vacinação dos jovens de 12 a 17 anos:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo