Niterói capacita agentes para atender mulheres vítimas de violência

A Prefeitura de Niterói segue capacitando seus servidores para atuarem no combate à violência contra a mulher e auxiliar no acolhimento das vítimas. Dessa vez, uma equipe feminina de guardas municipais da Patrulha Escolar, agentes da GM e da Nittrans foram treinados pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) nesta quinta (16) e sexta-feira (17) e receberam orientações para dar apoio às vítimas de violência. A turma foi composta de 60 mulheres.

O objetivo do Treinamento Lilás é preparar agentes públicos para identificar e auxiliar mulheres em situação de violência, seja física ou psicológica. Esse ano, quase 200 guardas municipais já foram treinados e a meta é ampliar cada vez mais o número de agentes capacitados. Ao fim do treinamento, todos recebem um certificado de participação.

A coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, ressaltou a importância do Treinamento Lilás.

“Seguimos capacitando os servidores da prefeitura para além do reconhecimento das diferentes formas de violência contra a mulher, garantindo a sensibilização e engajamento para que a abordagem e acolhida não a revitimize e possa integrá-la na rede de proteção e enfrentamento à violência da cidade. Em 2021, formamos 886 pessoas nessa capacitação e mais 915 passaram pela Codim Itinerante. Acredito que a informação gera, de fato, a prevenção da violência a partir de uma mudança de postura e de cultura social. Vamos seguir trabalhando na garantia dos direitos femininos. Nossa GCM e agentes da Nittrans que atuam nas ruas se integram e fortalecem a Rede de Enfrentamento do município, agora de forma mais qualificada”, explicou Fernanda.

O Treinamento Lilás tem como objetivo orientar os agentes sobre o tratamento humanizado às mulheres em situação de violência e sobre a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na cidade e os órgãos parceiros. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo