Niterói prepara Réveillon da Esperança com dez pontos de queima de fogos

O prefeito Axel Grael vistoriou, nesta quarta-feira (29), dois dos dez pontos de queima de fogos de artifício para o Réveillon da Esperança de Niterói. Acompanhado da secretária municipal de Conservação, Dayse Monassa, e do secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, coronel Walace Medeiros, o prefeito esteve no Forte do Pico, em Jurujuba, e no Mirante da Vila Ipiranga, no Fonseca. Neste ano, ainda em razão da pandemia do novo coronavírus, o réveillon de Niterói não terá shows e fogos nas praias. Os dez pontos de queima de fogos de artifício estão distribuídos por toda a cidade e foram escolhidos de forma estratégica para que a população possa acompanhar o espetáculo pirotécnico de casa e, desta forma, evitar aglomerações. A queima de fogos é patrocinada pela concessionária Águas de Niterói. O gerente de operações da empresa, Thiago Santana, acompanhou o prefeito na vistoria.

Além de garantir a melhor visibilidade possível, os fogos de artifício foram colocados em locais totalmente seguros para a população e sem risco para o meio ambiente. A queima de fogos vai ocorrer de forma homogênea e simultânea nos dez pontos e vai durar de 11 a 12 minutos. Os fogos são de baixo estampido para evitar poluição sonora e preservar, principalmente, idosos, enfermos e animais domésticos.

Cada local terá uma tonelada e meia de fogos em várias cores, com o predomínio do dourado, e que formarão figuras de flores, estrelas e cometas. Os fogos terão alcances de 120 e 80 metros de altura, o que corresponde a prédios de 40 e 26 andares. Cada ponto terá dois bombeiros com todos os equipamentos necessários para a eventualidade de uma emergência.

No Forte do Pico, o prefeito Axel Grael fez a vistoria com o sub-comandante do Complexo do Forte Barão do Rio Branco, tenente coronel Elisandro Rodrigues de Freitas Cunha, e com o gestor cultural do Complexo, capitão Constantino Castricini. Os fogos neste ponto poderão ser vistos por moradores de Jurujuba, São Francisco, Charitas e parte de Icaraí. Axel destacou que o réveillon foi planejado para ocorrer de forma segura e para evitar aglomerações.

“As festas e os shows nas praias da cidade não são apropriados para este momento, já que ainda estamos enfrentando a pandemia. Nós optamos em ter os fogos em dez pontos diferentes da cidade. Pontos de muita visibilidade e que permitem que as pessoas tenham acesso e possam, de casa, reunir familiares e amigos em grupos menores e celebrar essa transição para um ano de esperança que é 2022. É uma forma segura e mais inovadora que, quem sabe, nos inspire a fazer uma coisa mais descentralizada nos próximos anos”, afirmou o prefeito.

No Mirante da Vila Ipiranga, o prefeito vistoriou os fogos de artifício acompanhado do secretário regional do Fonseca e de líderes comunitários. Neste ponto, o espetáculo pirotécnico poderá ser acompanhado por moradores do Fonseca, Engenhoca, Ilha da Conceição e parte do Barreto. A secretária municipal de Conservação, Dayse Monassa, afirmou que a população deve localizar o ponto de queima de fogos mais próximo da residência para celebrar a chegada de 2022. “Os pontos foram escolhidos com muito cuidado, para que as pessoas possam ver a queima de fogos e, ao mesmo tempo, evitem aglomerações”, disse a secretária.

O presidente da Associação dos Moradores da Vila Ipiranga, André Praxedes, afirmou que a comunidade e todo o bairro do Fonseca ficaram muito felizes com a escolha da Prefeitura. Praxedes disse que os moradores vão evitar as aglomerações. “Vamos fazer um cordão de isolamento na área do Mirante. Todos vão comemorar a chegada do ano novo, mas com muito cuidado e responsabilidade”, acrescentou o presidente da associação.

OS DEZ PONTOS DE QUEIMA DE FOGOS DE ARTIFÍCIO PARA O RÉVEILLON DE NITERÓI (MAPA EM ANEXO):

– Barreto – Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

– Fonseca – Mirante da Vila Ipiranga

– Caramujo – Parque Esportivo do Caramujo

– Pendotiba – Reservatório de Água do Badu

– Santa Rosa – Monumento Nossa Senhora Auxiliadora

– Ingá – Macquinho (Morro do Palácio)

– Icaraí – Reservatório de Água do Morro do Cavalão

– Jurujuba – Forte do Pico

– Camboinhas/Piratininga – Reservatório de Água de Camboinhas

– Itaipu – Loteamento Boavista (em frente ao Corpo de Bombeiros)

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support