Niterói permanece em estágio de atenção em razão da possibilidade de chuva forte

A cidade de Niterói mantém o estágio de atenção iniciado às 14h30 desta quinta-feira (30), em razão da possibilidade de chuva forte nesta sexta-feira (31) e ao longo do primeiro dia de 2022. O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve na manhã desta sexta no Centro Integrado de Segurança Pública acompanhado do secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, coronel Walace Medeiros. Axel Grael destacou que a Prefeitura mobilizou uma equipe de cerca de mil pessoas para atuar no Réveillon e na eventualidade de chuvas fortes. Além de profissionais da Defesa Civil, esta equipe conta com funcionários da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Clin), da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (Smases), e do SAMU.Axel Grael afirmou que os dez pontos de queima de fogos de artifício para o Réveillon foram planejados para que as pessoas possam celebrar a chegada de 2022 sem terem que se deslocar até Icaraí, já que não haverá shows na praia. O prefeito disse que é fundamental que a população esteja em segurança, tanto em relação à Covid-19 quanto em relação à possibilidade de chuva.

“Nós estamos com todo o nosso sistema de Defesa Civil mobilizado. É importante fazer o alerta para que todos fiquem em lugares seguros e evitem lugares que possam ter algum tipo de instabilidade”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, coronel Walace Medeiros, destacou que as equipes da Prefeitura estão mobilizadas e prontas para atuar em caso de emergência. O secretário disse que terá ainda o apoio voluntário de radioamadores para não haver nenhuma interrupção de comunicação com a Defesa Civil.

“Os cidadãos devem ficar atentos aos canais de comunicação da Defesa Civil, às redes sociais. O cidadão atento, ao perceber qualquer sinal de risco, deve ligar para o telefone 199 ou para o 2620-0199”, informou.

Entre este sábado (01) e a segunda-feira (03), /01), a Zona de Convergência do Atlântico Sul vai permanecer atuando sobre o estado, mantendo o predomínio de céu nublado e as temperaturas estáveis. Neste sábado, há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento. No domingo (02/01) e na segunda-feira (03/01), há previsão de chuva fraca a moderada isolada na madrugada e a partir da tarde destes dias.

Desde o início do estágio de atenção, os maiores acumulados de chuva ocorreram em Tenente Jardim, Piratininga, Igrejinha/Maceió e Coronel Leôncio. A Defesa Civil do Município registrou cinco ocorrências sendo três deslizamentos e dois desabamentos parciais de imóveis. Uma vítima estava soterrada e foi resgatada com ferimentos leves e escoriações e conduzida pelos bombeiros ao Hospital Estadual Azevedo Lima.

Foram registrados pontos de alagamentos na Alameda São Boaventura, na Estrada Francisco da Cruz Nunes e no Barreto. A Defesa Civil também realizou duas vistorias preventivas, relacionadas a risco de deslizamento e de desabamento de muro. Ainda há previsão de chuva fraca a moderada no decorrer do dia. As equipes da Defesa Civil permanecem em monitoramento.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia tem 128 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 2400 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta, atualmente, com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas. Além disso, a secretaria conta com pouco mais de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos que podem ser consultados por meio do aplicativo Alerta DCNit, no ícone sirenes – pontos de apoio.

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói envia informes conforme necessidade e atualizações. Em caso de emergência, é possível ligar para os telefones 199 ou 2620-0199. A Defesa Civil conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.