Niterói inicia 2022 com 50 quilômetros de malha cicloviária

Niterói iniciou 2022 com 50 quilômetros de malha cicloviária na cidade. Ao longo dos últimos meses, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta implantou e requalificou mais de 10 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas na Zona Norte, Sul e Região Oceânica. A meta, até 2024, é bater 120 quilômetros implantados.

Em 2021, a Niterói de Bicicleta requalificou algumas das principais vias de conexão de bicicletas do município e que correspondem aos eixos com maior circulação de ciclistas, como a Avenida Sílvio Picanço, em Charitas, e Avenida Professor Carlos Nelson Ferreira dos Santos, em Camboinhas. Em 2020, o trabalho já tinha passado pelas ciclovias da Avenida Amaral Peixoto e Rua São Lourenço, prosseguindo pela Estrada Leopoldo Fróes e Avenida Roberto Silveira.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, pontua que a requalificação e expansão da malha cicloviária aumenta a segurança de ciclistas, pedestres e motoristas.

“Ampliar a malha cicloviária não significa obrigar todo mundo a andar de bicicleta. Mas sim dar a opção segura, confortável e atraente para quem quer usar. O futuro é multimodal. Por isso, a gente precisa garantir que o modo bike esteja disponível para quem quiser usar de forma segura. Niterói saiu praticamente do zero na malha cicloviária e hoje podemos dizer que somos referência na mobilidade ativa”, diz o prefeito.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Niterói conseguiu triplicar a rede cicloviária da cidade. Já em andamento, o sistema cicloviário da Região Oceânica vai avançar significativamente na meta de 120 quilômetros: só na área serão 60 quilômetros. Quase três quilômetros estão sendo implantados na Avenida Almirante Tamandaré. Em 2021, também foi implantada malha cicloviária nas ruas Benjamin Constant, Craveiro Lopes e Luis Palmier, todas no Barreto, além da Avenida Quintino Bocaiúva, em São Francisco, e Avenida Sílvio Picanço, em Charitas.

“A expansão da malha cicloviária tem como objetivo atrair ainda mais usuários para este modal sustentável, saudável e eficiente e é parte do programa de investimentos públicos previstos no pacto de retomada econômica de Niterói”, diz o responsável pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.

Bicicletário Arariboia – A Coordenadoria Niterói de Bicicleta ampliou o horário de funcionamento do bicicletário Araribóia, ao lado da Estação das Barcas. O espaço está aberto de segunda à sexta-feira, das 6h às 23h, e aos sábados, das 07h às 18h.  Os cadastros também estão abertos e podem ser realizados no horário de funcionamento normal.

O bicicletário oferece 446 vagas e tem mais de 11 mil usuários cadastrados.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support