Discussão da revisão da Lei Urbanística de Niterói chega à Região Leste

O projeto de lei sobre a nova Lei Urbanística de Niterói, enviado pelo Executivo para a Câmara Municipal em novembro do ano passado, está na fase de debates do Legislativo com a população niteroiense. Já foram realizadas três audiências públicas (na Câmara Municipal, na região das Praias da Baía e na Zona Norte da cidade) e a próxima acontecerá na segunda-feira (07), no Ciep Djanira, em Várzea das Moças, na Região Leste. Estão previstas ainda outras três audiências até março, na região de Pendotiba, Região Oceânica e a última, no início de março, novamente na Câmara.

O projeto é da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU) e tem como objetivo simplificar e atualizar as normas, tornando o processo de licenciamento de imóveis mais transparente, ágil e menos onerosa. Ele foi elaborado após a realização de três audiências públicas organizadas pelo Executivo municipal, uma consulta pública e a discussão com o Conselho Municipal de Política Urbana de Niterói (Compur).

O projeto de revisão da lei pretende reorganizar a área ocupada de Niterói que triplicou de tamanho nos últimos 50 anos e aproveitar as áreas ociosas com mais infraestrutura para absorver o crescimento populacional e promover a mistura de usos na região.

O secretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, explica que a nova lei urbanística vai facilitar também a legalização das casas que, segundo o secretário, emperra em conflitos de legislações antigas e as mais atuais, gerando insegurança jurídica.

“Essa simplificação vai permitir que milhares de pessoas busquem a formalização e a regularização de seus imóveis e com isso espera-se promover, neste processo pós pandemia e de retomada da economia, toda uma cadeia produtiva relacionada à construção civil, gerando trabalho e renda”, ressaltou Barandier.

A audiência pública de segunda-feira (07) ocorrerá às 18h, no Ciep Djanira, que fica na Avenida Ewerton Xavier (antiga Avenida Central), 417, em Várzea das Moças. No dia 14 de fevereiro, a discussão acontecerá no Ciep Di Cavalcanti, no Badu. Dia 21 de fevereiro, o encontro será na Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga. E a última audiência prevista está marcada para o dia 7 de março, na Câmara Municipal.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support