Defesa Civil de Niterói vai a Petrópolis ajudar no socorro das vítimas da enchente

Por determinação do prefeito Axel Grael, uma equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói segue, na manhã desta quinta-feira (17/02), para a cidade serrana de Petrópolis, onde uma tempestade causou a morte de dezenas de pessoas e a destruição parcial da cidade. Técnicos em engenharia e geologia que participaram do resgate e socorro emergencial em enchentes recentes, na Bahia e no Noroeste do estado, em Miracema, vão apoiar as equipes locais no trabalho de resgate das vítimas da enchente. A equipe ainda vai avaliar as áreas atingidas e fazer vistorias nas estruturas atingidas.
O secretário e tenente-coronel Walace Medeiros, que lidera mais uma vez a missão, destacou o senso de solidariedade e urgência do prefeito Axel nesse momento de tragédia.
“Tal como fizemos no Sul da Bahia e nos municípios aqui do Noroeste, o prefeito designou uma equipe técnica para seguir para a Região Serrana. Temos uma equipe técnica bem treinada e preparada para as atividades diárias que nós fazemos. Também temos técnica e protocolos bem definidos. Esses são instrumentos que facilitam o mapeamento de encostas e de grandes áreas sujeitas a deslizamentos. Isso é importante para a prefeitura local. Assim, ela saberá exatamente para onde deve mandar os moradores e se estes podem regressar para suas casas”.
O secretário também explicou que o trabalho dos técnicos de Niterói serve para o planejamento de obras futuras, o que permitirá o alinhamento da gestão pós-desastre.
“Estamos levando engenheiros civis, que são preparados para fazer a avaliação dos imóveis que foram atingidos parcialmente pelos deslizamentos, o que pode aferir se eles estão aptos a serem ocupados ou não. Gostaria de destacar o grande trabalho da Defesa Civil de Petrópolis, que tem uma equipe muito boa. Eu conheço o secretário, o coronel Gil Kemperes. Eles estão fazendo um excelente trabalho. O apoio do Corpo de Bombeiros está sendo essencial para diminuir o sofrimento daquelas pessoas. A gente espera, com a nossa equipe, contribuir para esse grande trabalho”, afirmou Medeiros.
Marcelo Pereira, da Defesa Animal da Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (Ceda), segue com a equipe da Defesa Civil. O profissional levará medicamentos que serão usados em cães e gatos que também estão em risco devido à enchente.