Prefeitura de Niterói aplica vacina contra gripe em idosos com 75 anos ou mais a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (18), a Prefeitura de Niterói inicia a aplicação da vacina contra a gripe para pessoas com 75 anos ou mais. Também serão vacinados os trabalhadores de saúde a partir de 60 anos. Já a quarta dose, ou segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19, continua sendo aplicada em idosos a partir de 80 anos, com intervalo de quatro meses da terceira dose (primeira dose de reforço). O público alvo pode tomar as duas vacinas no mesmo dia. As imunizações estão disponíveis em quatro policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até as 16h.O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, alerta para importância da imunização.

“Hoje o município está com um cenário positivo em relação à pandemia e a vacinação é fundamental para mantermos esse quadro. Se você está dentro do público alvo, não deixe de comparecer a uma das quatro unidades de saúde para receber as doses da vacina”, afirma.

Para realizar a imunização contra a gripe, o idoso precisa apresentar identidade, CPF e carteira de vacinação. Para a imunização contra a Covid-19, é necessário comprovante da primeira, segunda e terceira dose da vacina, comprovante de residência, identidade e CPF. A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até 16h.

Na quinta e sexta-feira (21 e 22) não haverá vacinação por conta do feriado e ponto facultativo.

Influenza

A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. A influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. A influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando de 3 milhões a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos.

Calendário – Campanha de vacinação contra a gripe

Idosos

18/04 – a partir de 75 anos
19/04 – a partir de 75 anos
20/04 – a partir de 75 anos
24/04 – sábado
25/04 – domingo

Profissionais de Saúde

18/04 – a partir de 60 anos
19/04 – a partir de 60 anos
20/04 – a partir de 60 anos
23/04- sábado
24/04 – domingo

Vacinação quarta dose ou segunda dose de reforço Covid-19

18/04 – a partir de 80 anos
19/04 – a partir de 80 anos
20/04 – a partir de 80 anos
24/04 – sábado
25/04 – domingo

Locais de vacinação da quarta dose ou segunda dose de reforço da vacina contra Covid-19 para idosos – a partir de 80 anos e contra a Influenza:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.