Defesa Civil de Niterói participa de capacitação promovida pela ONU

Uma equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói participou, nesta segunda-feira(02), de mais uma etapa da Campanha MCR2030 (Making Cities Resilient), do Escritório para Redução de Riscos de Desastre da ONU, uma capacitação oferecida aos coordenadores municipais de Defesa Civil, para a redução de riscos de desastres. A instrução aconteceu no Centro Integrado de Controle e Comando. Nas edições anteriores, Niterói obteve destaque pela implementação de importantes estratégias voltadas à resiliência contra desastres, chegando a ser indicado como Modelo em Resiliência.
 Na reunião de hoje, no CICC,  a equipe do UNDRR (  United Nations Disaster Risk Reduction  ), apresentou às defesas civis dos municípios e do estado a ferramenta de avaliação, para que ocorra a primeira etapa do processo de diagnóstico e avaliação da condição de resiliência, em consonância com os Marcos de Ação de Hyogo e Sendai, diretrizes internacionais para atingimento dos objetivos da Campanha MCR2030.
  De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, nesta nova fase da campanha, que teve Niterói como o primeiro município do estado a fazer a adesão, se iniciará com o diagnóstico atual das  condições de cada município.
“Niterói, ao longo das últimas gestões, vem se destacando em estratégias de redução de riscos de desastres. Investimentos em monitoramento meteorológico, obras de contenção de encostas, de drenagem e estratégias de comunicação e participação da população têm sido fundamentais para o aumento progressivo e bem estruturado potencial de resiliência!,” ressaltou o secretário.