Evento on-line debate os avanços na transformação digital de Niterói

A Prefeitura de Niterói realizou, nesta quinta-feira (5), o webinário “Política de Atendimento ao Cidadão e Governo Digital”, organizado pelo Comitê de Atendimento ao Cidadão de Niterói, coordenado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag). O encontro on-line debateu os avanços do município na transformação digital de serviços e a melhoria na qualidade do atendimento ao cidadão, com foco em garantir mais celeridade e transparência aos serviços públicos.  

O webinário contou com a participação da secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, e de Daniel Annenberg, ex-secretário de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo. A mediação foi da secretária municipal de Fazenda de Niterói, Marília Ortiz. Participaram também a diretora da Escola de Governo e Gestão (EGG), Isabela de Jesus, e Luis Marcio Barbosa, coordenador executivo da área de Gestão de Tecnologias em Educação da Fundação Vanzolini.

Ellen Benedetti detalhou as políticas públicas que vêm sendo implementadas desde 2013, como a implantação do sistema de gestão e-Cidade e o fortalecimento do Portal da Transparência. A secretária de Planejamento destacou que essas medidas estão possibilitando a transformação digital de Niterói, uma vez que o município avança na oferta de serviços disponibilizados de maneira on-line para a população e na implementação do processo eletrônico.  

“No nosso Portal de Serviços, o cidadão tem informações sobre mais de 290 serviços da Prefeitura e 19 deles já podem ser agendados ou resolvidos digitalmente. Também estamos implementando o processo eletrônico para que os processos administrativos internos sejam feitos de maneira mais dinâmica. Assim, vamos atender o cidadão com mais eficiência, agilidade e transparência”, enfatizou Ellen Benedetti, ressaltando que a população participou da definição das iniciativas por meio de consultas públicas.

À frente da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), Marília Ortiz comentou a importância da cidade ter uma política de atualização, revisão e simplificação dos serviços internos para que, cada vez mais, a população tenha um atendimento eficiente e de qualidade.

“Se os processos internos do governo são mais eficientes, a população consegue identificar essa modernização. É preciso posicionar a inovação dentro de uma realidade para que a agenda de transformação digital se democratize. Na Fazenda, também implementamos modificações de fluxos e padronizamos o atendimento e o retorno da população tem sido muito positivo”, acrescentou Marília Ortiz.

O palestrante convidado, Daniel Annenberg, foi um dos idealizadores do Poupatempo da cidade de São Paulo, programa reconhecido pela qualidade no atendimento ao cidadão. O administrador elogiou os investimentos da gestão municipal niteroiense na desburocratização dos serviços para melhorar a qualidade do atendimento à população.

“A Prefeitura de Niterói é uma das três administrações públicas do Brasil que mais inovam em seus serviços. No atendimento ao cidadão, é importante entender que o foco deve ser em como simplificar a vida das pessoas, e ainda reduzir gastos e prazos dos serviços públicos, aumentando a transparência. É preciso ter um ambiente de colaboração entre o cidadão, a comunidade e o governo”, disse Daniel Annenberg.

Próximos passos – Com o objetivo de melhorar ainda mais a Política de Atendimento ao Cidadão de Niterói (Decreto 14.201/2021), a Seplag está trabalhando no sentido de desburocratizar processos, centralizar canais de atendimento da Prefeitura, ampliar a oferta de serviços digitais no Portal de Serviços (servicos.niteroi.rj.gov.br) e o cuidado com o letramento digital para incluir a população. O webinário, realizado em parceria com a Fundação Vanzolini e a Prefeitura de Niterói por meio da Escola de Governo e Gestão de Niterói, está disponível no link: youtu.be/itvHYnN8h4k.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support