Niterói terá programação especial em comemoração pelo Dia Mundial da Bicicleta

Em comemoração ao Dia Mundial da Bicicleta, festejado em 3 de junho, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta promove, nesta quinta-feira (2), a partir das 17 horas, um evento no Bicicletário Arariboia, com uma programação especial que tem como objetivo ser um momento de diálogo e troca de experiências sobre o universo da bike. O evento contará com roda de conversa, food bikes, DJ, além de pequenos reparos gratuitos nas bicicletas, entre outras atividades.

“Este evento é um movimento no sentido de estreitar os laços entre os ciclistas, cicloativistas e o poder público. Ao longo da última década, Niterói conta com um reconhecido cenário de mobilização social ao redor da bicicleta, vibrante, propositivo e que gerou importantes conquistas ao Município. Voltar a reunir quem usa e acredita na bicicleta como uma solução de mobilidade urbana em um ambiente de diálogo e troca de ideias é fundamental para continuar avançando nesta pauta”, enfatiza o responsável pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Filipe Simões

Iniciativas na cidade – A Coordenadoria Niterói de Bicicleta atua através do planejamento cicloviário, ampliação e gestão da infraestrutura cicloviária, e fomento da cultura e ações de educação. O objetivo, de acordo com a Coordenadoria, é chegar aos 120km de infraestrutura cicloviária em Niterói até 2024. Atualmente, a cidade conta com 60 km de malha cicloviária, contemplando áreas dos seguintes bairros: Centro, São Lourenço, Barreto, Santana, Fonseca, São Domingos, Boa Viagem, Gragoatá, Ingá, Icaraí, São Francisco, Charitas, Cafubá, Badu, Piratininga, Engenho do Mato, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

O Plano Niterói 450 anos, lançado este ano pela Prefeitura de Niterói, prevê ações de ampliação e requalificação da infraestrutura cicloviária na cidade. Na Região Oceânica, por exemplo, a meta é alcançar a marca de 60km de ciclovias e ciclorrotas, além de concluir a implantação dos bicicletários e paraciclos. Na Região Norte, a previsão é de implantar ou requalificar 21,5km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

O Programa lançado pelo Município prevê, também, o aumento de 113% do número de vagas disponíveis no Bicicletário Arariboia, de forma integrada ao projeto da nova Praça Arariboia, até o fim de 2024. Além disso, a Prefeitura de Niterói estuda a implantação de um sistema de compartilhamento de bicicletas com 40 estações e 400 bicicletas nos bairros do Centro, São Lourenço, Fonseca, Icaraí, Santa Rosa, Ingá, São Domingos e Gragoatá.