Pagamento de junho da Moeda Social Arariboia será feito neste sábado (11)

A recarga do mês de junho da Moeda Social Arariboia, programa de transferência de renda da Prefeitura de Niterói, será realizada no próximo sábado (11). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (09) pelo prefeito Axel Grael nas redes sociais do município. Lançada em em novembro de 2021 e com seu primeiro crédito em janeiro deste ano, a Moeda Arariboia é uma das ações municipais no combate às desigualdades sociais, fomento ao desenvolvimento econômico e social das comunidades e estabelecer meios para atingir a erradicação da pobreza e a geração de emprego e renda para as camadas mais carentes do município.

“O programa beneficia aproximadamente 31 mil famílias que estão cadastradas no CadÚnico e que fazem parte do recorte de renda que as classifica como em situação de vulnerabilidade ou extrema vulnerabilidade. Elas podem utilizar o valor depositado nos cartões para fazer compras em estabelecimentos cadastrados na cidade. É mais uma ação da Prefeitura de Niterói para ajudar aqueles que mais precisam”, afirmou o prefeito.

A Arariboia é a moeda alternativa para realização de transações econômicas sem utilização ou conversão por dinheiro com o objetivo de fazer girar e desenvolver a economia local. O valor varia conforme o número de membros da família. O valor inicial, para o primeiro membro, é de R$ 250. A partir daí, cada membro recebe R$ 90 até mais cinco pessoas, totalizando 6 integrantes de uma mesma família, com valor máximo de R$ 700, para famílias com seis membros.

Segurança – O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, anunciou que, na próxima semana, será renovado o convênio do Proeis, programa de pagamento das horas extras dos profissionais de segurança que atuam, nas horas de folga, no policiamento de Niterói. O convênio será renovado por mais dois anos. Paulo Henrique de Moraes destacou que, além dos policiais que trabalham a pé, o número de viaturas cedidas pela Prefeitura de Niterói vai passar de 15 para 25.

“Nós estamos reduzindo os índices de criminalidade em Niterói ano a ano. Nós continuamos trabalhando muito forte para atender ao cidadão e para tranquilizar a população da nossa cidade. Por isso faremos a renovação do convênio com a Polícia Militar, que é o Proeis, para que possamos colocar um efetivo maior nas ruas”, afirmou o secretário de Ordem Pública.

Paulo Henrique de Moraes lembrou que, nos primeiros cinco meses de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, a redução do número de roubos de rua foi de 33% e a queda do número de roubos de veículos foi de 57%.

Graças aos investimentos da Prefeitura de Niterói, mais de 60% do policiamento na cidade chegaram a ser bancados com recursos municipais. A cidade apresentou os menores índices de violência dos últimos 20 anos.

Vacinação – A Prefeitura de Niterói começou, na última quarta-feira (08), a aplicação da quarta dose (segundo reforço) da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais. É necessário o intervalo de 4 meses da terceira dose. Seguindo calendário, no dia 13 os profissionais de saúde podem receber a quarta dose e a partir do dia 20, será destinada também aos trabalhadores da área da saúde. Para receber a imunização é preciso apresentar o comprovante de residência, identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. A vacinação está disponível nas policlínicas do Vital Brazil, Itaipu, Barreto, São Lourenço, Piratininga e Engenhoca, das 8h às 17h, com entrada até às 16h.

“Nas últimas semanas, verificamos um leve aumento no número de casos de Covid-19 em Niterói, mas isso não se refletiu em um aumento de internações. Praticamente todos os casos apresentam sintomas leves ou moderados, sem necessidade de internação. E isso se deve ao bom percentual de vacinação que temos na cidade. A vacina é a principal forma de combater os efeitos da Covid-19 e é importante que todos tenham o esquema vacinal completo”, afirmou a subsecretária municipal de Saúde, Camilla Franco.

Agendamento – A população de Niterói pode realizar o agendamento da vacina contra a Covid-19 pelo aplicativo Colab, um método mais prático que permite marcar data e horário, evitando filas. Para realizar o agendamento basta fazer o download do aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. É necessário estar dentro do público alvo e da idade para receber a imunização, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização. Também é possível agendar pelo site da Prefeitura de Niterói: www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina.

Quem precisar remarcar a data e horário da vacinação, caso não consiga comparecer no dia agendado, deve mandar um e-mail para contato@colab.re.

Calendário quarta dose:
– 06/06 a partir de 55 anos
– 08/06 a partir de 50 anos
– 13/06 profissionais de saúde
– 20/06 trabalhadores de saúde

Locais de vacinação para adolescentes, adultos e idosos:
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga.
Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.