Prefeitura de Niterói encerra capacitação para docentes abordando emergências climáticas e mobilidade ativa

Saúde e Sustentabilidade foram os temas do último módulo da 4ª Jornada de Capacitação em Segurança Viária, Legislação, Educação para o Trânsito e Sustentabilidade para Docentes. E evento da Prefeitura de Niterói, organizado pela NitTrans, finalizou a agenda do Maio Amarelo 2022, movimento mundial para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação foi realizada nesta quarta-feira (08), no Centro. As palestras foram ministradas pelo Secretário Municipal do Clima, Luciano Paez, e pela diretora de Educação e Comunicação da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Helena Porto. A chefe do Departamento de Educação para o trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha, celebrou as mais de 20 ações realizadas pelo órgão no período de 31 dias da campanha.

“Para nós, todos os eventos foram produtivos e vão gerar frutos”, disse Priscilla.

Durante sua palestra, o secretário do Clima apresentou um panorama sobre as mudanças climáticas que vêm ocorrendo devido à interferência da sociedade no planeta e destacou a importância de ter órgãos a nível municipal tratando desse assunto.

“É fundamental o engajamento dos professores nas discussões sobre as mudanças climáticas. Levar esse tema para dentro das escolas significa iniciar um debate de conscientização das gerações futuras”, explicou Luciano Paez.

O uso da bicicleta como solução aos desafios da mobilidade urbana e como meio de transporte não poluente e sustentável foi o tema da palestra ministrada pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta. Durante a apresentação, a diretora Helena Porto expôs aos professores as iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Niterói para fomentar o uso da bicicleta na cidade.

“Promover o uso da bicicleta, como lazer e também meio de transporte, é a missão do Niterói de Bicicleta. Atualmente estamos elaborando um projeto para que a bicicleta seja utilizada como ferramenta pedagógica, dentro das escolas, com o foco na educação infantil”, comentou Helena Porto.

Ao final do encontro, os professores participaram de uma dinâmica que os incentivou a construir atividades com base nos conhecimentos adquiridos nas palestras, a fim de aplicá-los dentro de sala.

Os participantes receberam certificado por concluírem a capacitação com carga horária de 25 horas. Os professores receberam orientações de uso e acesso ao material paradidático de Educação Para o Trânsito desenvolvido pelo programa Conexão DNIT, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

FOTOS: DIVULGAÇÃO