Prefeitura de Niterói faz obras na orla de Camboinhas

A Prefeitura de Niterói segue com a execução das obras emergenciais em Camboinhas, que teve parte do calçadão e dos quiosques danificados após uma forte ressaca que atingiu a orla. A Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa) é responsável pelas melhorias no local. A intervenção vai proteger o calçadão e os quiosques dos impactos de ressacas. O investimento é de R$10,6 milhões.

De acordo com o presidente da Emusa, Paulo César Carrera, a obra emergencial de contenção terá 270 metros de extensão e será realizada em muro de gabião.

“A nova estrutura resistirá às ações do mar por um longo período de tempo sem oxidar.  Além do muro, a orla também receberá melhorias nas escadas de acesso e reflorestamento da restinga”, explica.

Ainda de acordo com ele, desde abril o órgão vem trabalhando para melhorar a infraestrutura da orla. “A técnica utilizada tem como objetivo proteger o calçadão com baixo impacto ambiental e auxiliar na redução da velocidade da água. O material tem alta durabilidade e resistirá às ações do mar”, destacou.

Segundo a Emusa, já houve a conclusão da escavação e já foram colocadas as sacarias para proteção do talude e do quiosque. Neste momento, os serviços acontecem na base do muro em gabião. A previsão é que a obra fique pronta até o próximo verão.

Fotos: Bruno Eduardo Alves