Prefeitura de Niterói vai realizar concurso público para ampliar efetivo da Guarda Municipal em 2023

A Prefeitura de Niterói vai realizar, em 2023, concurso público para completar o efetivo de mil agentes da Guarda Municipal. A Câmara aprovou projeto de lei da Prefeitura que autorizou a contratação de mais 286 guardas municipais para a corporação chegar a mil agentes. Esse é o limite máximo permitido pela Constituição para um município com o tamanho de Niterói. A Prefeitura tem atualmente 212 aprovados no concurso mais recente para o preenchimento de vagas na Guarda Municipal. Os aprovados serão convocados ao longo deste segundo semestre e o concurso do ano que vem será realizado para preencher as vagas restantes.

O prefeito de Niterói destacou que o aumento do efetivo da Guarda demonstra que o Município não vai abrir mão de atuar ativamente na área da segurança pública. Em pronunciamento pelas redes sociais da Prefeitura, Axel Grael atestou que a segurança é prioridade em Niterói.

“A Guarda Municipal é regida por legislação federal que estabelece o limite do número de guardas por município. Niterói está limitado a mil. Então, solicitamos autorização à Câmara de Vereadores para chamar profissionais que passaram no último concurso para compor esse efetivo. Tivemos a autorização para a contratação de 286 novos guardas. Isso é muito importante para a questão da segurança pública e do ordenamento da cidade. A questão da segurança pública sempre foi prioridade de Niterói. Apesar de a Prefeitura não ter a responsabilidade de outras instâncias de governo, nunca abrimos mão de fazer o necessário para garantir a segurança da população de Niterói”, afirmou Axel Grael.

Desde 2013, a valorização da Guarda Municipal é questão prioritária da Prefeitura de Niterói. O efetivo passou de 300 para 714 e, agora, com a iniciativa do Poder Executivo, esse número chega a mil. Em apoio às forças de segurança, a Prefeitura de Niterói criou o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que possui cerca de 500 câmeras na cidade, que são monitoradas 24 horas por dia por agentes da Guarda Municipal e permitem a realização de ações integradas com as forças policiais. A Prefeitura também criou um Plano de Cargos e Salários para os guardas municipais.  

O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, ressaltou a importância do concurso que será realizado no próximo ano. “Vamos fazer esse concurso para complementar os cargos vagos. Nossas demandas cresceram muito. Na pandemia, a gente experimentou um período de muita atividade e não podemos deixar que os avanços se percam. Por isso, temos investido muito. Os próximos anos serão de ampliação do trabalho e dos resultados para a população. Em relação ao último concurso, temos 212 aprovados. Todos serão convocados. Haverá turmas sucessivas de formação, já a partir de agosto”, explicou o secretário de Ordem Pública.

Vacinação contra a Covid-19 – A Prefeitura de Niterói começou, nesta quinta-feira (21), a vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19. A imunização nesta faixa etária é feita com a vacina Coronavac, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina está disponível nas Policlínicas, Unidades Básicas e Médico de Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até 16h.

Para receber a vacina é necessário apresentar CPF e carteira de vacinação da criança. A segunda dose vai ocorrer 28 dias após a primeira dose. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, afirmou que Niterói apresenta um cenário de estabilidade em relação à Covid-19.

“Nas últimas quatro semanas, temos observado um cenário positivo, de estabilidade com redução do número de casos, do número da positividade das pessoas que fazem testes, e redução ainda do número de pessoas que procuram as unidades de Saúde e diminuição do número de internados. É fundamental lembrar que essa situação só foi atingida graças à cobertura vacinal de Niterói, principalmente em razão da consciência cidadã dos moradores”, disse Rodrigo Oliveira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo