Planejamento e Fazenda representam Prefeitura de Niterói na Semana de Inovação 2022

A Prefeitura de Niterói vai participar ativamente da Semana de Inovação 2022, entre os dias 8 e 10 de agosto, que tem o objetivo de reunir especialistas para promover debates e trocas de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. A Prefeitura será representada na oitava edição do evento pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag) e pela Secretaria Municipal de Fazenda (SMF). Niterói será um dos municípios do país com o maior número de ações a serem mostradas no evento.

Com o tema “É tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontecerá em formato híbrido, com programação online e presencial em três cidades: Brasília, Rio de Janeiro e Recife. O evento é organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap); o Tribunal de Contas da União (TCU); a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Ministério da Economia.

A Secretaria de Planejamento vai apresentar duas oficinas sobre linguagem simples e criatividade, além de quatro vídeos relativos a experiências de Niterói em inovação no setor público. A Secretaria de Fazenda vai apresentar seis vídeos com iniciativas e projetos bem sucedidos implementados na pasta.

A secretária municipal de Planejamento, Ellen Benedetti, destacou que a presença marcante de Niterói na Semana da Inovação revela que a cidade alcançou uma maturidade em seus serviços e políticas públicas.

“Ter nossos projetos selecionados dentre vários do país reflete essa maturidade e demonstra como a cidade é referência em gestão pública. A Prefeitura tem um compromisso em buscar iniciativas inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população, os serviços oferecidos e o dia a dia do servidor público, investindo em transparência, agilidade e ferramentas de planejamento, avaliação e gestão. Participar de eventos como esse é fundamental para estarmos atualizados nas melhores práticas”, afirmou Ellen Benedetti.

A secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz, enfatizou que inovação é uma prioridade permanente da Prefeitura de Niterói.

“Estamos com um número expressivo de projetos selecionados nesta edição, o que reflete o profundo processo de inovação que estamos vivendo. Estamos investindo na digitalização dos nossos serviços, na capacitação dos nossos servidores, utilizando ferramentas de cruzamento e análise de dados para promover um fisco cada vez mais eficiente”, pontuou Marilia Ortiz.

Planejamento – A equipe da Subsecretaria de Modernização da Seplag vai apresentar a Oficina “Linguagem Simples: complicando para descomplicar”. O objetivo é instigar questionamentos sobre o porquê de se complicar o linguajar de um serviço que pode ser compreendido de maneira simples. A oficina está marcada para 9 de agosto (terça-feira), das 9h às 11h, no Rio de Janeiro.

Já a equipe do Laboratório de Inovação de Niterói (LabNit), vinculado à Subsecretaria de Articulação Institucional e Gestão do Conhecimento da Seplag, apresenta a oficina “E quando a criatividade acabar?”. Pensada para situações de inflexão, as ferramentas abordadas visam ajudar os servidores a sair do ponto de estagnação e avançar, mesmo em dias “não-criativos”. A oficina acontece em 10 de agosto (quarta-feira), das 9h às 11h, em Brasília.

A Seplag terá ainda a exibição de quatro vídeos. Um dos selecionados no eixo “Políticas públicas inovadoras e entrega de valor público” é “Simagi Niterói: o primeiro Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas municipal”. O vídeo apresenta o sistema que vai institucionalizar a nova política de avaliação dos programas e projetos públicos do município, além de organizar a gestão de dados.

Dois vídeos foram selecionados no eixo “Inovação na Prática: gestão e métodos com impacto na vida das pessoas”: “Ferramenta de Business Intelligence no acompanhamento do Plano de Metas da Prefeitura de Niterói” e “PPA Participativo e na palma da mão: o caso da Prefeitura de Niterói”, que tratam dos instrumentos de planejamento da cidade.

Já no eixo “Novas tecnologias a serviço da Transformação Digital”, o vídeo selecionado foi “O Portal do Planejamento: publicidade e transparência na Prefeitura de Niterói”, que apresenta a relevância de um portal (portalplanejamento.niteroi.rj.gov.br/) para divulgação das estratégias de planejamento da cidade.

A Seplag também foi convidada para participar do painel “Ações, ferramentas e casos de transformação digital para Estados e Municípios”, ao lado de representantes das prefeituras de Blumenau e Recife e da Rede GOV.BR. Cada participante fará uma apresentação sobre as ações de transformação digital desenvolvidas em sua área de atuação. O painel será realizado no dia 9, às 9h, em Brasília, em formato híbrido.

Fazenda – A SMF teve seis vídeos selecionados para participar da Semana de Inovação. No eixo “Novas tecnologias a serviço da Transformação Digital”, serão exibidos os vídeos “Secretaria Municipal de Fazenda orientada para resultados”; “O futuro se constrói agora: a experiência do Fundo de Equalização da Receita de Niterói”; e “Arrecadação eficiente: a inovação de Niterói na cobrança do ITBI.

No eixo “Inovação na Prática: gestão e métodos com impacto na vida das pessoas”, os vídeos da SMF selecionados são “Atendimento ao cidadão como prioridade de inovação: experiência de Niterói”; e “Secretaria de Fazenda de Niterói em prol da Equidade Racial”.

Já no eixo “Políticas públicas inovadoras e entrega de valor público”, o vídeo a ser exibido será “Educa Fisco; facilitando a vida do cidadão na Secretaria de Fazenda de Niterói”.

Todos os vídeos serão disponibilizados no canal da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no Youtube: youtube.com/user/CanalENAP.  

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support