Secretaria de Fazenda de Niterói amplia Banco de Linguagem Simples

A Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF) ampliou esta semana o conteúdo do Banco de Linguagem Simples. O banco de dados já disponibiliza verbetes sobre o Imposto Sobre Serviço (ISS) e Imposto sobre a Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) e agora passa a contar também com a definição simples dos termos referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“Estamos gradativamente aumentando o nosso banco de dados de linguagem simples. Em breve também iremos disponibilizar verbetes sobre outras áreas da secretaria, como o setor financeiro e o setor de contabilidade. Seguimos com o objetivo de aproximar o cidadão do poder público e facilitar a realização dos serviços por conta própria”, explicou a secretária de Fazenda de Niterói, Marilia Ortiz.

O Banco de Linguagem Simples reúne os termos e conceitos fazendários adaptados para a linguagem simples. O objetivo é facilitar o entendimento do cidadão dos vocabulários tributário, financeiro e contábil do município. De acordo com o órgão, Niterói é o primeiro município no estado do Rio de Janeiro a desenvolver a iniciativa.

A administração pública possui termos muito técnicos e complexos. Isso é comum porque o funcionamento do Estado, as leis e as regras foram pensados a partir do Direito, e consequentemente, de sua linguagem. Por isso, os termos jurídicos se tornaram o padrão da administração pública.

O Banco de Linguagem Simples está disponível no website da Secretaria Municipal de Fazenda, por meio do endereço eletrônico: https://fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/linguagem-simples/.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support