Estudante da rede pública de Niterói se destaca em campeonato de xadrez

Na última quinta (1), um jovem de 14 anos chamou atenção no Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar, do Niterói Chess Open, torneio de xadrez que acontece até o próximo dia 7 na cidade. Em um campeonato em que a maior parte dos participantes vem de escolas particulares, Luiz Eduardo Bispo Cosmo, aluno do 8º ano da Escola Municipal Portugal Neves, ficou em 16º lugar entre os 49 concorrentes de sua categoria. A paixão do menino pelo esporte foi influenciada pelas oficinas de xadrez organizadas pela Administração da Região Oceânica na escola onde estuda.

Luiz Eduardo, que participou na categoria Sub-18 e, portanto, concorreu com jovens mais velhos do que ele, venceu 3 das 5 partidas que jogou.

“Estou gostando muito das aulas de xadrez.  As oficinas têm me ajudado a ser mais estratégico, a pensar e calcular várias coisas ao mesmo tempo. Foi uma experiência incrível participar do torneio e representar minha escola”, conta o aluno.

De acordo com Binho Guimarães, secretário da Regional Oceânica, o objetivo da implantação das aulas de xadrez para alunos da rede pública de educação da região foi, além da identificação de potenciais talentos para a cidade, a promoção de conhecimentos multidisciplinares úteis para diversas áreas da vida social.

“Estamos muito satisfeitos em ver que através das aulas de xadrez os estudantes estão desenvolvendo o raciocínio lógico e o nível de concentração, contribuindo também para o aprendizado nas demais disciplinas. Em poucas semanas já temos um jovem participando de um torneio, o que é muito significativo. A nossa missão é investir cada vez mais em educação e expandir a oferta das aulas extracurriculares”, afirma.

Segundo Binho, o xadrez é um jogo de raciocínio que estimula a memória, a concentração mental, o raciocínio lógico-matemático, o aprimoramento da tomada de decisões e o controle dos impulsos. Além disso, o esporte contribui para o fornecimento de ferramentas importantes para o desenvolvimento socioemocional do estudante, com benefícios a longo prazo para a redução da ansiedade.

As oficinas de xadrez na Escola Municipal Portugal Neves fazem parte do projeto ROEduca, da Administração da Região Oceânica e são ministradas pelo professor Ademas Pereira, com o apoio de professores do colégio. As oficinas, que acontecem às quartas-feiras às 16h, atualmente têm 23 alunos inscritos.

Sobre o campeonato – O Niterói Chess Open, evento que distribui a maior premiação dentre todos os torneios de xadrez do Brasil, é organizado pela Xadrez Aplicado com apoio do Núcleo de Xadrez Niterói (NXN) e patrocínio da Prefeitura de Niterói e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói. O evento vale pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

O torneio receberá 250 enxadristas de 9 nações e 16 Estados do país, sendo 10 Grandes Mestres Internacionais. Entre as competições, além do Torneio Aberto do Brasil (II Niterói Chess Open 2022), que tem rodadas disputadas em todos os dias entre 1 e 7 de setembro, foi promovido o Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar nas categorias Sub-13 e Sub-18 na última quinta (1). Serão promovidos ainda o Torneio de Blitz (sábado, 3) e a Simultânea com o Grande Mestre Renato Quintiliano, que desafiará 30 enxadristas ao mesmo tempo (segunda-feira, 5).

Foto: Divulgação Administração Regional da Região Oceânica