Taxistas de Niterói utilizam o aplicativo da NitTrans durante as corridas 

O aplicativo AppNittrans, lançado em 27 de janeiro, está sendo cada vez mais utilizado pelos taxistas da cidade. Dentro do aplicativo, o cidadão consegue visualizar as condições do trânsito nas vias da cidade em tempo real, além de ter acesso às imagens das 32 câmeras do Centro de Controle Operacional – CCO Mobilidade em diferentes pontos de Niterói.

Celso Wermelinger, presidente do Sindicato de Taxistas de Niterói, disse que é importante divulgar o uso da ferramenta: “O AppNittrans permite que nós, taxistas, acessamos as câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional. Dessa forma, podemos escolher a melhor rota para nos deslocar pelo município. Contudo, essa ferramenta está disponível para todos os cidadãos. É fácil, prático e muito útil”, resumiu Wermelinger. 

O objetivo do aplicativo é aproximar o cidadão da gestão da cidade, oferecendo a ele a tecnologia utilizada pela administração para que ele possa usufruir da tecnologia utilizada na cidade. Na plataforma, ao clicar nos pontos sinalizados em um mapa de Niterói, o usuário acessa as mesmas imagens transmitidas aos operadores que trabalham no monitoramento dentro do CCO Mobilidade.

O taxista Leandro Carvalho, 40 anos, na praça há 7 anos, exalta as qualidades do aplicativo no trabalho diário: “Eu utilizo essa ferramenta no meu trabalho como forma de agilizar meu tempo. Outros aplicativos de GPS podem te dar essa precisão, mas o aplicativo da Nittrans vai além e te permite ver se há um acidente no caminho e se o trânsito está em meia pista. É muito importante que a gente tenha acesso às câmeras em tempo real para saber como está a situação naquele exato momento. Só podemos comemorar por poder aproveitar dessa tecnologia que é muito avançada. Embora ainda seja novo, tenho orientado meus colegas a usarem e se beneficiarem como eu”, diz satisfeito.  

Também taxista, Sérgio da Silva Coelho, 51 anos, trabalha na profissão há 28 anos e usa o aplicativo para mostrar aos clientes mais exigentes que optou pelo percurso mais rápido: “Facilita demais a escolha do meu percurso. O passageiro tem sempre pressa e eu tenho, na maior parte das vezes, várias opções de caminho para escolher. O que faço para atender àqueles mais exigentes? Mostro que estou optando por aquele percurso a partir da tecnologia, das imagens, de um órgão oficial de trânsito de Niterói. Com o aplicativo, posso melhorar meu atendimento e me sinto mais confortável do que usando uma ferramenta que não tem esse compromisso com o cidadão de Niterói”.

No primeiro semestre deste ano, foram instaladas mais três câmeras. Duas estão localizadas na Av. Jansen de Melo, via importante que dá acesso à ponte Rio-Niterói, na altura da Rua Heitor Carrilho, sendo uma no sentido Ponte e outra no sentido Centro. A Rua Miguel de Frias também ganhou uma câmera de monitoramento no cruzamento com a Rua Gavião Peixoto.

Como fazer a instalação do AppNittrans

O aplicativo pode ser acessado através do endereço appnittrans.niteroi.rj.gov.br no Google Chrome, para usuários Android, ou no Safari, para usuários iOS (Apple). Na plataforma Android, ao abrir a tela principal, basta clicar no menu lateral e, em seguida, em Instalar Aplicativo. Usuários iOS, devem clicar no ícone Compartilhar do sistema operacional, em seguida clicar na opção Adicionar à Tela de Início.

Também será possível abrir o aplicativo através de um QR Code nos dois sistemas operacionais. O aplicativo ainda tem a opção de acesso via web, utilizando o mesmo endereço. O passo a passo ilustrado para fazer a instalação está disponível no site e no instagram da nittrans. 

Mês da Mobilidade

A Nittrans está à frente ainda das ações do Mês da Mobilidade em Niterói. Serão 46 eventos sobre Educação para o Trânsito, Segurança Viária e Mobilidade Ativa distribuídos ao longo do mês organizados pela Empresa Municipal de Trânsito e pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta.

A Semana Nacional do Trânsito foi estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro em 1997 e tem como objetivo mobilizar todos os setores da sociedade a se responsabilizar por um trânsito mais seguro.  A cerimônia de abertura da Semana em Niterói acontecerá no dia 19, segunda-feira, na Sala Nelson Pereira dos Santos, a partir das 17h.

AGENDA com os próximos eventos:

Dia 09 de setembro – Sexta-feira

Projeto Educação para o Trânsito vai à Comunidade – Iniciativa da Equipe de Educação e Equipe Operacional da NitTrans no Morro do Estado, das às 14h.

Dia 12 de Setembro – Segunda-feira

Educação Para o Trânsito nas escolas – Palestra da Equipe de Educação e mini pista na UMEI Neuza Brizola na Avenida Professor João Brasil, das 13h às 16h30min.

Dia 17 de Setembro – Sábado

Bicicletada Infantil – Passeio de bicicleta saindo do Fika Bike Café, passando pelo Bicicletário Araribóia e seguindo em direção à biblioteca Parque. Evento voltado para as crianças, às 10h.

Atividade na Mini pista – Ferramenta que possibilita o aprendizado das crianças sobre educação para o trânsito brincando em uma lona que representa o mapa de um ambiente urbano no Horto do Barreto, às 10h.

Dia 18 de Setembro – Domingo

Café na Ciclovia – Iniciativa de conscientização sobre o uso da ciclovia para ciclistas com distribuição de materiais e brindes na Orla da Praia de Piratininga, das 8h às 10h.

Café na Travessia e bike reparo – Iniciativa de conscientização da utilização das vias compartilhadas entre motoristas, ciclistas e pedestres e bike reparo em frente à Igreja da Porciúncula na Avenida Roberto Silveira, das 9h30min às 10h30min.   

Atividade na Mini pista –– Ferramenta que possibilita o aprendizado das crianças sobre educação para o trânsito brincando em uma lona que representa o mapa de um ambiente urbano no Campo de São Bento, às 10h.

Conheça sua bike –Iniciativa em parceria com o Fika Bike Café com dicas para escolher sua bicicleta e sobre pequenos reparos, às 10h30min.

Dia 19 de Setembro – Segunda-feira

Café na Travessia e bike reparo – Iniciativa de conscientização da utilização das vias compartilhadas entre motoristas, ciclistas e pedestres e bike reparo na Av. Visconde do Rio Branco com Av. Amaral Peixoto, das 7h30min às 10h.  

Café na Ciclovia – Iniciativa de conscientização sobre o uso da ciclovia para ciclistas com distribuição de materiais e brindes no Barreto na Rua Dr. Luiz Palmier, das 8h às 10h.

Apresentação de Ações Educativas – Apresentação dos trabalhos de Educação para o Trânsito e Segurança Viária dos municípios da região no auditório da sede da PRF, às 10h.

Contação de Histórias e Oficinas de Quadrinhos de Trânsito – Programa voltado para contação de histórias com temática de trânsito para crianças na Sala Infantil da Biblioteca Parque, às 14h.

Abertura da Semana da Mobilidade 2022 – Evento de abertura da Semana da Mobilidade 2022 com o tema ‘Juntos salvamos vidas’ na Sala Nelson Pereira dos Santos, às 17h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo