Ruas Gerânios, em Itacoatiara, ganha piso de paralelos para manter o ar bucólico do bairro

O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve nesta sexta-feira (23), no bairro de Itacoatiara, na Região Oceânica, quando vistoriou a conclusão da obra de pavimentação da Rua dos Gerânios. A intervenção fez parte de uma Parceria Público Privada (PPP) firmada entre o município e a Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami). A Prefeitura de Niterói forneceu a mão-de-obra, e a Soami ficou responsável pelos paralelos, utilizados de forma diferenciada de outros projetos realizados com asfalto, a pedido dos próprios moradores, com o objetivo de manter as características rústicas do bairro.

Durante a visita acompanhada de moradores e representantes da Soami, o prefeito confirmou que a Rua das Camélias será a próxima e também receberá intervenção no mesmo estilo das outras seis ruas do lado direito, cujas obras foram finalizadas de forma gradativa, a partir de estudo adequado de solo, para impedir que os locais sofram com problemas que eram ocasionados pela ação do tempo.

“É uma parceria com a Soami que atende a uma reivindicação dos moradores e realmente compôs muito bem com o local, que tem a cara de Itacoatiara. Realmente foi uma boa experiência. É uma proposta diferenciada, mas que compôs muito bem”, explicou o prefeito.

A secretária de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa explicou que a prefeitura abriu espaço para esse alinhamento com os moradores nos últimos anos, após avaliar que a parceria seria viável e não haveria problema em realizar a obra neste formato.

“Realizamos primeiro as obras de ruas onde foram detectados mais problemas relacionados com a drenagem e para conter os gargalos, em comum acordo com os moradores. Agora vamos realizar a obra, no mesmo sistema, no lado direito da Rua das Camélias, no vão central, entre a Matias Sandry e a Hortência”, explicou a secretária.

O presidente da Soami, Luiz Otávio Ferreira da Silva, destacou que o diálogo entre o município e os moradores foi fundamental para o êxito da obra.

“Foi muito bom fazer essa parceria com a Prefeitura porque o município, dentro de sua programação de obras, queria fazer o asfaltamento como todas as outras ruas da cidade. Os moradores se reuniram, através da Soami, e fizemos a proposta de que daríamos o material, que tem um custo maior, para que as obras fossem feitas de acordo com as características do bairro, utilizando os paralelos, pois avaliamos que combinaria com o bucolismo no bairro. Essa parceria foi muito importante”, explicou o presidente da Soami.

Investimentos – Desde 2013, a gestão municipal já investiu mais de R$ 350 milhões em obras de drenagem, macrodrenagem e pavimentação. Foram drenados e pavimentados o Cafubá, a Fazendinha, o Bairro Peixoto, o Boa Vista, e parte de Piratininga, Camboinhas, Maravista e Maralegre. São mais de 150 ruas com obras executadas. Também foram entregues as obras da Avenida Professora Romanda Gonçalves, no Engenho do Mato, e a macrodrenagem de Itaipu e Piratininga, entre a Estrada Francisco da Cruz Nunes e a Avenida Almirante Tamandaré.

Engenho do Mato – Iniciadas em março deste ano, as obras de urbanização do Engenho do Mato chegaram até o momento a 67 das 117 ruas que serão contempladas no projeto. Com investimentos de R$145 milhões, o projeto manterá as características originais e a vocação rural do bairro e o prazo de   finalização é de 30 meses.

Foto: Luciana Carneiro