Prefeitura de Niterói participa de evento da ONU sobre desenvolvimento urbano

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat Brasil) realiza, nesta quinta-feira (20), uma edição do Circuito Urbano 2022, em parceria com a Prefeitura de Niterói, através da Controladoria Geral do Município (CGM). Com o tema “Controle por todos e em todos os lugares”, o evento tem entrada gratuita e acontece das 14h às 17h na Sala Carlos Couto, em anexo ao Teatro Municipal de Niterói.

O objetivo do Circuito Urbano é incentivar o debate técnico e político e promover desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo. O entendimento da ONU Habitat é de que a maioria dos objetivos de desenvolvimento sustentável precisa ser discutida no âmbito dos centros urbanos, uma vez que as cidades e regiões próximas concentram 56% da população mundial, segundo dados do Relatório Mundial das Cidades 2022.

A iniciativa dá apoio e visibilidade a eventos de todo o Brasil que promovem o debate sobre desenvolvimento urbano sustentável, com uma intensa programação ao longo do Outubro Urbano, mês dedicado aos debates sobre como tornar melhor a vida nas cidades. Neste ano, o Circuito Urbano chega à sua quinta edição com o tema “Localizando os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável): não deixar ninguém e nenhum lugar para trás”.

O evento foi proposto pela Controladoria Geral da Prefeitura de Niterói (CGM), demonstra o comprometimento do Município com a participação cidadã e está diretamente relacionado aos desafios propostos pela ONU-Habitat e os ODS.

O objetivo é demonstrar ao cidadão de que forma ele pode exercer o planejamento, o controle e o monitoramento das políticas públicas,  através do conhecimento e entendimento das principais atividades exercidas pela CGM. Essas atividades são a atuação constante na transparência das informações públicas; o combate à corrupção em todas as suas formas; o fortalecimento do gerenciamento de riscos e da integridade pública; o recebimento de denúncias e reclamações pelo canal de ouvidoria, além da realização de auditorias para a utilização sustentável dos recursos públicos.