Prefeitura de Niterói ratifica termo de colaboração com a vila portuguesa de Forjães

A Prefeitura de Niterói ratificou, nesta quinta-feira (03), um termo de colaboração com a Vila de Forjães, situada na cidade de Esposende, no distrito de Braga, em Portugal. O prefeito Axel Grael recebeu a visita do presidente da Assembleia de Freguesia de Forjães, Carlos Manuel Gomes de Sá. O termo de colaboração foi assinado em uma reunião virtual em junho deste ano. A vila portuguesa mapeou um número significativo de forjanenses emigrados para Niterói e procurou o município para estreitar as relações.

O prefeito de Niterói destacou a aproximação entre Niterói e Forjães e lembrou que o município tem parcerias com outras cidades portuguesas.

“É uma parceria importante com mais uma cidade portuguesa. O que é mais interessante é que eles estão buscando informações sobre famílias que migraram de Forjães para o Brasil a partir da década de 50. Curiosamente uma boa parte destas famílias veio para Niterói. Então, eles querem buscar contato com essas famílias. Vamos aproximar as duas cidades e reaproximar essas famílias de Forjães. Temos conversado também com Braga e Lisboa. Existem iniciativas de parcerias que são muito proveitosas para Niterói”, explicou Axel Grael.

O termo de colaboração entre Niterói e Forjães tem um caráter voltado para a cultura e o turismo. No entanto, também poderá haver intercâmbios e cooperação em ciência e tecnologia, economia e comércio, desporto, agricultura, saúde e educação.  

O Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói (EGP) é responsável por coordenar, por parte do município, a parceria com Forjães. A secretária do EGP, Katherine Azevedo, afirmou que o objetivo é fortalecer os laços com os portugueses.

“Essa parceria tem como áreas principais a cultura e o turismo. Temos um grupo grande de brasileiros em Portugal e em Forjães também. Temos uma história em comum e a ideia é fortalecer esses laços históricos e culturais. Do ponto de vista de benefícios para Niterói, essa relação é muito importante”, disse Katherine Azevedo.

O presidente da Assembleia de Freguesia de Forjães, Carlos Manuel Gomes de Sá, explicou que a parceria de Niterói com Braga foi uma inspiração.

“É muito importante essa parceria para nós. Vimos a parceria que foi feita com Braga e achamos que devíamos participar. Temos uma comunidade forjanense muito grande aqui em Niterói. Queremos nos aproximar da nossa comunidade. Estamos desenvolvendo o projeto ‘Forjanenses pelo Mundo’, que pretende, por vontade dos próprios, rastrear emigrantes da vila. A comunidade que temos em Niterói é muito relevante”, concluiu Carlos Manuel.  

Também estiveram presentes no encontro do prefeito Axel Grael com o representante de Forjães, Carlos Manuel Gomes de Sá, o secretário municipal de Culturas, Alexandre Santini e o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Paulo Novaes. 

Fotos: Lucas Benevides

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support