Prefeitura de Niterói inaugura Árvore de Natal em São Francisco

O Natal chegou oficialmente em Niterói. Com 50m e 8 mil micro lâmpadas, foi inaugurada nesta quinta-feira (1), a árvore mais tradicional da cidade, localizada na Praça do Rádio Amador, em São Francisco. A Prefeitura de Niterói também trouxe, para celebrar esse momento, o cantor Jorge Vercillo que embalou os niteroienses, trazendo para esta noite o encanto de suas canções. O Natal do Amanhã vai iluminar diversas ruas e bairros da cidade ao longo de dezembro, além de levar programação cultural com shows e pequenos espetáculos. Durante todo o mês, será possível fazer doações para a campanha Niterói Solidária, para ajudar aqueles que mais precisam. 

O prefeito de Niterói, Axel Grael, falou da alegria e da importância desse momento para a população. 

“A árvore está muito bonita, como nos últimos anos, mas esse ano ela está mais sofisticada em termos de engenharia. É um símbolo importante, é um símbolo do natal, e representa esse momento de retomada, reconstrução do cotidiano e esperança de um futuro melhor. São 50 metros de altura, com mais 8 mil micro lâmpadas, que vão iluminar o “Natal do Amanhã” da nossa cidade. Que seja um momento de renovação, de fé. Feliz Natal para todos nós!”, afirmou o prefeito.  

A cerimônia de inauguração contou com show do cantor Jorge Vercillo e da banda Under GaraG. O evento Natal do Amanhã, que prevê iluminação de vários pontos da cidade e shows, vai celebrar a retomada das atividades após o período mais restritivo da pandemia de Covid-19, com o olhar para o futuro. 

“Eu tenho sido tantas vezes socorrido no meu emocional e psicológico pela música…. A música vem me salvando e elevando meu padrão vibratório no meio de tanta notícia ruim. Com isso fico pensando na necessidade do povo ter acesso à cultura para tratar sua saúde emocional também. Acho que será de grande importância artistas se apresentarem em projetos seguros sem deixar faltar arte”, afirmou Vercillo. 

“Fizemos um Natal com muito carinho e esperanças em dias de união e solidariedade.  A árvore é um sonho de infância, um presente, e eu sonhei em abrir a árvore para o público, com essa concepção de trazer esperança para o amanhã”, disse a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

O presidente da Neltur, Paulo Novaes, afirma que a árvore de Natal por sua beleza e encantamento, além dos  shows, já se tornou um símbolo importante do Natal, que emociona os moradores e atrai visitantes e turistas para Niterói. “Sem dúvida, além de celebrar o Natal e toda decoração na cidade, contribui para movimentar a economia do município”, destacou Novaes

“O Natal é um momento de festividade, de amorosidade entre as pessoas, é quando a gente junta as pessoas que a gente gosta. A FAN traz nesse momento, com a realização de diversos shows espalhados pela cidade, exatamente essa perspectiva de congregação e de interação dos niteroienses com os artistas de Niterói, que moram, vivem e trabalham aqui. E sempre atenta à abrangência, tanto da programação musical quanto dos locais onde os palcos estão instalados. Os artistas de fora da cidade vão poder sentir a paixão que todo niteroiense tem pela música”, ressalta Fernando Brandão, presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN). 

Manuel e Gláucia Gonçalves moram em Piratininga e gostam sempre de ver a árvore no primeiro dia. Prestigiam todo ano.

“É uma forma de confraternizar com o povo, promover a cultura, a união. Natal é isso. Nossa família é do Rio e sempre trazemos eles aqui pra ver a árvore”, diz Manuel

Márcia Felício é engenheira, mora em São Francisco, e todos os anos vem ver a árvore de Natal da cidade. 

“Eu acho ótimo. Temos que prestigiar. Essa árvore movimenta o comércio, a cultura. Quero ver o show do Alceu também no dia 17”.

Estiveram presentes também o secretário executivo da Prefeitura, Bira Marques, o secretário municipal das Culturas, Alexandre Santini, o presidente da Neltur, Paulo Novaes, e a chefe de gabinete da Prefeitura de Niterói, Mariane Thamstem.

Transporte – A Prefeitura de Niterói recomenda que os visitantes da Árvore de Natal deem preferência ao transporte público ou utilizem a bicicleta. Os motoristas podem utilizar o aplicativo da NitTrans, que mostra, em tempo real, o trânsito nos principais corredores viários da cidade e é uma ferramenta gratuita para auxiliar a população. O aplicativo, desenvolvido em parceria com a empresa Engie e hospedado na plataforma própria de sites da Prefeitura de Niterói pela Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, pode ser acessado por meio do endereço eletrônico appnittrans.niteroi.rj.gov.br no navegador Google Chrome para usuários Android ou no navegador Safari para usuários iOS (Apple).

Na plataforma Android, ao abrir a tela principal, basta clicar no menu lateral e, em seguida, em Instalar Aplicativo. Usuários iOS, devem clicar no ícone Compartilhar do sistema operacional, em seguida na opção Adicionar à Tela de Início e em Adicionar. O aplicativo ainda tem a opção de acesso via web, utilizando o mesmo endereço

Iluminação – A decoração do Natal do Amanhã vai contar com pontos de luz nas principais avenidas como Jansem de Mello e Marquês do Paraná, no Centro, Roberto Silveira, em Icaraí, Quintino Bocaiúva, em São Francisco, Prefeito Sylvio Picanço, em Charitas, e Alameda São Boaventura, no Fonseca. Outro tradicional ponto da cidade, o Campo de São Bento, receberá decoração natalina com brinquedos tradicionais, como ursos, balões e bolas. O local também terá palco para apresentações e a casinha do Papai Noel, figura ícone do Natal. Os bairros de Santa Rosa, Jurujuba, Ingá, Santa Bárbara, Engenhoca e Piratininga também receberão luzes natalinas. Além disso, diversas praças da cidade terão decoração especial, como no Centro, Fonseca e Ponta D’Areia. 

Niterói Solidária – A campanha Niterói Solidária vai ter pontos fixos de arrecadação em todas as atrações da cidade. Você pode ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade doando alimentos não perecíveis ou itens de higiene e limpeza. Com a sua doação, o Natal dessas famílias pode ser mais feliz. 

Programação – Neste sábado (3), na Praça do Rádio Amador, o Sarau do Cahon, com participação de Andreia Santiago, Huan Sancler e Karina Pontes, se apresenta a partir das 20h30. Às 22h, a festa continua com Cupertino. No Campo de São Bento, a programação começa às 19h30, com o Coral da Clin. Às 21h, o show fica por conta dos Imortais (Tributo a Cazuza, Renato Russo e Tim Maia). 

O Complexo Esportivo do Caramujo recebe Joselene Negra Black às 10h e o espetáculo No Mundo da Lua com Rosa Linda, da Companhia Graco, às 11h. O Horto de Itaipu será palco para o Tio Dudu, às 10h, e de uma atividade de musicalização com André Gimenes.   
 
No domingo (4), a programação conta com show do Madrigal Blues, às 19h30, na Praça do Rádio Amador. Em seguida, o grupo TIBÍ, com participação especial de Vitin, se apresenta às 21h.  No Campo de São Bento, às 19h30 está programada apresentação da Orquestra La Salle, às 19h30; e de Otavio Almeida canta Cauby, às 21h. 

O Complexo Esportivo do Caramujo recebe o espetáculo Rola não Enrola + Cortejo, da Companhia Mala de Mão, às 10h. Às 11h, Violúdico se apresenta no local.  Ainda no domingo (4), no Horto de Itaipu, às 10h, a apresentação será de Joselene Negra Black e, às 11h, da Companhia Infocus.  

PRAÇA DO RÁDIO AMADOR
3/12 – Sábado
20h30 – Sarau do Cahon, com participações de Andreia Santiago, Huan Sancler e Karina Pontes
22h – Cupertino
DJ João Almeida na abertura e nos intervalos
4/12 – Domingo
19h30 – Madrigal Blues
21h – TIBÍ – participação especial Vitin
DJ Mabruxo na abertura e nos intervalos

CAMPO DE SÃO BENTO
3/12 – Sábado
19h30 – Coral da Clin
21h – Os Imortais (Tributo a Cazuza, Renato Russo e Tim Maia)
4/12 – Domingo
19h30 – Orquestra La Salle
21h – Otavio Almeida canta Cauby

CARAMUJO – COMPLEXO ESPORTIVO
3/12 – Sábado
10h – Joselene Negra Black
11h – No Mundo da Lua com Rosa Linda – Cia Graco

4/12 – Domingo
10h – Rola não Enrola + Cortejo – Cia Mala de Mão
11h – Violúdico

HORTO DE ITAIPU
3/12 – Sábado
10h – Tio Dudu
11h – André Gimenes – Musicalização

4/12 –  Domingo
10h – Joselene Negra Black
11h – Cia Infocus

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo