Jardins Filtrantes de Piratininga são exemplos para dez municípios brasileiros

Os Jardins Filtrantes do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), na Região Oceânica, são um exemplo para que o Instituto Internacional WRI Brasil , que trabalha no desenvolvimento de projetos sustentáveis, por meio de soluções de baixo carbono, leve mentorias sobre o projeto para mais 10 cidades brasileiras. Nesta terça-feira (07), o Prefeito de Niterói, Axel Grael, participou de um evento de apresentação com 23 especialistas de delegações de diversas regiões do Brasil, que visitaram o trabalho realizado no município, para treinamento e implantação do modelo em suas cidades.

O WRI Brasil organiza o Cities for Forest, uma aliança que reúne dezenas de cidades no mundo, em defesa da natureza, em especial, as florestas. É uma entidade internacional que apoia projetos visando ao desenvolvimento sustentável. Esta equipe específica está com foco em soluções baseadas na natureza, como é o caso do Pop e florestas urbanas.

Os jardins filtrantes de Niterói filtram as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga: Bacia do Rio Cafubá, Bacia do Rio Arrozal e Bacia do Rio Jacaré, devolvendo água de qualidade para a Lagoa de Piratininga. Além dele, outros dois sistemas estão previstos, em 35 mil m2 de área construída.

O prefeito Axel Grael explicou para os participantes que no momento que o município optou por implementar os jardins filtrantes na cidade, Niterói já estava realizando um trabalho no Programa Ligado na Rede com mais de duas mil residências sendo fiscalizadas e vistoriadas para realizar suas conexões.

“Percebemos que precisávamos de um projeto mais amplo para drenagem. Foi quando fomos buscar soluções mais sustentáveis e começamos a nos aprofundar nesse trabalho que hoje tem esse nome de soluções baseadas na natureza. A partir daí, fomos buscar as melhores tecnologias para implantar o projeto que estamos realizando. Hoje o local já é até mesmo um atrativo para moradores e visitantes. Hoje é importante mostrarmos nossa experiência para pessoas que estão pensando e seguir também esse caminho. Mesmo antes de toda a vegetação estar implantada a diferença é muito grande já na coloração da água”, explicou o prefeito, reiterando que o tratamento está sendo feito em um local de lazer.

O Prefeito explicou ainda que o Programa Região Oceânica Sustentável do Parque Orla inclui ainda renaturalização do Rio Jacaré, um rio urbano, e que as experiencias de Niterói podem ser compartilhadas com as outras cidades.

Estiveram no encontro representantes de Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Recife. Salvador, Florianópolis, Anápolis , Goiânia, Curitiba e Sobral. O WRI Brasil trabalha para viabilizar um modelo de desenvolvimento sustentável que garanta uma sociedade mais equitativa e a conservação de ecossistemas, por meio de soluções de baixo carbono inovadoras e integradas, baseadas no rigor científico e na construção de parcerias de valor.

Henrique Weber gerente de desenvolvimento urbano da WEI Brasil disse que a experiência em Niterói foi extremamente produtiva.

“Foi muito importante vermos na prática, o trabalho que Niterói está fazendo, porque não temos tantos exemplos no Brasil. Por isso fizemos o esforço de trazer dez cidades que chamamos de projetos aceleradores no Brasil, e que estão montando projetos similares para ver a prática. Foi uma experiência rica em que todos puderam ver na prática e só podemos agradecer a Niterói por nos proporcionar todo esse aprendizado porque a cidade está transferindo esse conhecimento”, explicou Henrique.

A visita da delegação foi guiada pela coordenadora do programa PRO Sustentável, Dionê Castro.

“É um grande passo Niterói poder receber a vista de representantes de cidades brasileiras que estão fazendo mentorias para que implantem soluções baseadas na natureza como nós fazemos. Então, como nosso projeto é o maior do Brasil de jardins filtrantes e soluções baseadas na natureza, eles começaram pelo nosso projeto que vai servir como uma base empírica desse treinamento dos dez municípios a partir do nosso trabalho.O nosso é um dos poucos do Brasil que já estão em implantação “ explicou Dionê .

WRI – Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades é uma realização do WRI Brasil com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Conta com financiamento da Caterpillar Foundation e do Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra UK), e parceria da iniciativa Cities4Forests e da Aliança Bioconexão Urbana.

Soluções baseadas na natureza (SBN) têm se difundido globalmente como abordagens custo-efetivas para tornar as cidades mais resilientes e inclusivas, ao mesmo tempo em que mitigam os riscos de desastres, sobretudo nas áreas mais vulneráveis. Mas, no Brasil, a falta de recursos e o aspecto inovador dessas soluções desafiam os proponentes de projetos e barram o acesso ao financiamento necessário para a implementação.

O Acelerador de Soluções baseadas na Natureza em Cidades do WRI Brasil busca mudar esse cenário. Até agosto de 2023, o programa está oferecendo capacitação e mentoria a 10 projetos urbanos de SBN em estágio inicial, para aumentar suas possibilidades de financiamento e implementação. Busca-se, assim, promover casos de sucesso de SBN urbanas, que inspirem outras cidades brasileiras a incorporarem a natureza como parte de suas estratégias de desenvolvimento sustentável, resiliência e inclusão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo