Parceria entre Niterói e Nazaré ganha força

A parceria de cooperação técnica e troca de experiências entre Niterói e a cidade de Nazaré, em Portugal, para a elaboração de um plano de trabalho conjunto nas áreas de pesca, esporte e turismo, ganha cada vez mais força. Após conhecer o carnaval da cidade, acompanhado do chefe do Executivo, Axel Grael, o prefeito de Nazaré, Walter Chicharro, continuou em agendas na cidade, com o objetivo de fortalecer os planos para buscar investimentos em conjunto que possam alavancar a economia dos dois municípios.

Nesta segunda-feira (27), Chicharro visitou dois importantes locais que estão diretamente ligados ao turismo, pesca e esporte: a Praia de Itacoatiara e as instalações do Terminal Pesqueiro de Niterói, que é de responsabilidade do Ministério da Agricultura, mas faz parte dos planos da Prefeitura de Niterói de realizar Parcerias Público Privadas (PPP) para que o local funcione como um polo econômico – a exemplo do que acontece em Portugal.

“Estamos com várias frentes de trabalho a pedido do prefeito Axel Grael. Já estivemos em Nazaré e vimos todo o potencial. Agora estamos mostrando para o prefeito Walter Chicharro o que podemos oferecer. Estamos buscando parcerias para trazer investidores para Niterói nas áreas de hotelaria, pesca, processamento e captura de pescado e de esportes. Temos contatos com muitos outros países para trocar experiências para ajudar a alavancar a economia, mas Nazaré saiu na frente e tenho certeza que em breve teremos ótimos resultados para as duas cidades. Estamos trabalhando para que tudo aconteça o mais rápido possível”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Luiz Paulino Moreira Leite.

Walter Chicharro, ao visitar o Terminal Pesqueiro, destacou que a parceria e a troca de informações pode ser de extrema importância para as duas cidades.

“Nazaré tem um grande know how nessa área de pesca, podemos ajudar com nosso conhecimento e podemos fazer essa intermediação com Niterói, que será muito produtiva para todos. Uma cidade ajudando a outra”, disse o prefeito português.

Esporte – O prefeito de Nazaré já adiantou que as parcerias na área do esporte devem ser as primeiras a acontecer. Em Itacoatiara, ele se encontrou com o secretário da Regional Oceânica, Binho Guimarães, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Baldez, que está coordenando a visita do prefeito na cidade, o diretor de esportes da Secretaria de Esporte e Lazer, Rubens Goulart, e o idealizador do Itacoatiara Big Wave, Alexey Wanick, entre outros.

“Somos especialistas em segurança em campeonatos de ondas grandes e, com certeza, poderemos ajudar Niterói a se aperfeiçoar nesta área. Já estendemos o convite para que Niterói possa levar equipes de handebol de areia e atletas do surf para Nazaré, para troca de experiências. É uma maneira de todos se aperfeiçoarem e os eventos serem melhores para incentivar o turismo, com a intermediação das Prefeituras”, disse o prefeito de Nazaré.

O secretário da Regional Oceânica, Binho Guimarães, acredita que a parceria será muito positiva.

“Eles têm uma estrutura muito grande que, com certeza, poderá ser aplicada em Niterói, fazendo do Itacoatiara Big Wave um evento de reconhecimento e referências nacional e internacional. São iniciativas que incentivam o esporte e o turismo na cidade e na Região Oceânica”, finalizou Binho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo