Prefeito de Niterói é reeleito na vice-presidência de ODS da Frente Nacional de Prefeitos

O prefeito de Niterói, Axel Grael, foi reeleito e empossado vice-presidente de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) durante a 84ª Reunião Geral da entidade. O encontro, que nesta terça-feira (14) contou com a presença do presidente Lula, reúne os chefes do Executivo de mais de 100 cidades para discutir os principais desafios dos municípios brasileiros. Acompanhado do ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, Grael está se reunindo com integrantes do governo federal ao longo da agenda na capital do País.

Na manhã desta terça, o prefeito Axel Grael discutiu com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e outros prefeitos como o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira (Aracaju), Eduardo Paes (Rio de Janeiro) e João Campos (Recife) a estruturação de uma política nacional de mitigação dos desastres ambientais e de apoio à melhoria da resiliência urbana.

“Cerca de 55% da população mundial vive nas cidades atualmente. Os municípios possuem, cada vez mais, um papel fundamental na organização das sociedades e precisam mudar, encontrar novos modelos urbanos, novas políticas para assumir seu protagonismo. Por isso a importância de estarmos aqui reunidos com as prefeitas e prefeitos do País. É fundamental conversarmos para encontrar caminhos sustentáveis nos desafios como a resiliência das cidades, a mobilidade e financiamentos”, defendeu.

Na segunda-feira (13), o prefeito Axel Grael já havia participado do lançamento da bancada da FNP no Congresso Nacional ao lado do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e de outros prefeitos como Eduardo Paes (Rio de Janeiro), Cinthia Ribeiro (Palmas), Bruno Reis (Salvador) e João Campos (Recife). A bancada vai representar as médias e grandes cidades no parlamento e vai trabalhar na articulação dos interesses desses municípios.

Também participam da  84ª Reunião Geral da FNP a secretária da Seplag de Niterói, Ellen Benedetti, a Secretária de Fazenda, Marília Ortiz, a Secretária de Direitos Humanos, Nadine Borges, a Secretária do EGP, Katherine Azevedo, e o secretário da Defesa Civil, Wallace Medeiros.