Prefeitura de Niterói fecha parceria em projetos com Governo Federal

O prefeito de Niterói, Axel Grael e o ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves estiveram com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta terça (14) em Brasília. A secretária de Saúde do município, Anamaria Schneider, também esteve no encontro onde foram tratados temas relacionados aos investimentos no SUS de Niterói, incluindo a liberação de recursos para obras de reforma e ampliação de unidades de saúde da cidade, como a Policlínica Silvio Picanço e dos Médicos de Família do Preventório 1 e 2.

Outro ponto conversado foi o projeto Wolbachia, desenvolvido com êxito pela Fiocruz em Niterói, que ajudou a reduzir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. Para o prefeito, a agenda teve resultados muito bons para a cidade, que é hoje exemplo de enfrentamento ao Aedes aegypti.

“A reunião foi importante para estabelecer uma agenda de parcerias. Além do financiamento e liberação de recursos para obras nas nossas unidades de saúde, estabelecemos uma linha de entendimentos com o Ministério para avançar em outras pautas conjuntas, como é o caso de alguns programas que Niterói é pioneira junto com o Ministério, como o da tecnologia Wolbachia. Esse projeto começou em Niterói e hoje temos um resultado excelente. A ministra cogita a possibilidade de usar o exemplo de Niterói e fazer com que essa experiência seja disponibilizada num programa mais amplo para o país todo”, contou.

Para Rodrigo Neves, o modelo de gestão da FeSaúde teve o reconhecimento merecido pela ministra.

“Tivemos o reconhecimento da Fundação Estatal como modelo exitoso na gestão da saúde, conversamos sobre reforço para a rede de atenção básica e o reconhecimento do projeto Wolbachia.  A ministra, quando foi presidente da Fiocruz, fez uma parceria com a Prefeitura em 2014, época em que eu era prefeito, para a implantação da Wolbachia em Niterói. Esse modelo, em parceria com a atenção básica, o Ministério quer ampliar para outros municípios que têm enfrentado epidemia de dengue. Saúde tem que ser nossa prioridade”, enfatizou.

A Secretária Anamaria Schneider destacou a importância do encontro.

“Essa reunião foi fundamental para estreitarmos laços com o Ministério da Saúde e garantirmos recursos para melhorar ainda mais a qualidade da saúde pública em Niterói. A ampliação e reforma das unidades de saúde são investimentos necessários para atender adequadamente a nossa população”, declarou.
Sobre o projeto Wolbachia, Schneider ressaltou o sucesso da iniciativa: “O projeto Wolbachia é um exemplo de inovação e eficiência na saúde pública, e a Fiocruz tem sido uma parceira essencial em seu desenvolvimento. A implementação desta técnica em Niterói reduziu significativamente o impacto das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em nossa cidade”.

Também estiveram presentes o Secretário Especial do Ministério da Saúde, Chico D’Angelo;  a secretária municipal de Direitos Humanos, Nadine Borges, a vice-presidente de Atenção de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF), Maria Célia Vasconcellos, a subsecretária executiva Elissa, e os secretários do Ministério da Saúde: Helvécio Miranda e o Swedenberger Barbosa.