Prefeitura de Niterói e governo federal fazem parceria para dragagem do Canal de São Lourenço

Na manhã  desta quinta-feira (16), o prefeito Axel Grael e o ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, se reuniram com o Ministro de Estado de Portos e Aeroportos, Márcio França. Na pauta, as intervenções que a Prefeitura vem realizando para ajudar a impulsionar os segmentos de pesca, naval e atividades portuárias, por meio da dragagem do Canal de São Lourenço.

Durante o encontro, ficou acertado que o ministro irá a Niterói e que o governo federal ajudará nessa empreitada.

Em fevereiro, foi publicado edital com orçamento de  R$ 138 milhões para a realização da obra, que vai permitir que a profundidade do canal passe de 7 para 11 metros. Com as obras, serão gerados  cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos.

A obra permitirá a entrada de navios de grande porte no Canal, estimulando a construção de novas embarcações e ampliando o setor de reparos e offshore. A intervenção também vai incentivar as atividades portuárias e de pesca, movimentando toda a economia.

“Queremos muito agradecer ao ministro por nos receber em Brasília. Essa parceria será fundamental porque traz uma nova perspectiva para a Indústria Naval de Niterói, para a atividade portuária da cidade e da pesca. Com investimento que a Prefeitura está fazendo na dragagem, estamos viabilizando essa possibilidade para estaleiros, o porto e o terminal pesqueiro. E com essa parceria poderemos consolidar e estimular a geração dos empregos diretos e indiretos, dando oportunidade para os setores em especial e todo o entorno que compõem essa cadeia. É isso que Niterói e o Brasil precisam: que possamos unir forças, para retomarmos a economia e criar oportunidades”, reiterou o prefeito Axel Grael.

A dragagem faz parte do Plano Niterói 450 Anos que prevê, até 2024, R$ 2 bilhões de investimento em toda a cidade com obras importantes em todas as regiões.

“Queremos muito agradecer  porque essa parceria será muito importante para Niterói e cidades vizinhas. Estamos trabalhando para a revitalização da nossa área portuária naval, com investimento da Prefeitura e parceria com o Ministério dos Portos”, frisou Rodrigo Neves.

Para garantir a execução das obras, a Prefeitura de Niterói custeou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) com um investimento de R$ 772 mil. O estudo foi entregue ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e, após a análise para liberação das licenças, os resultados foram apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) aos órgãos competentes do Governo Federal.

O ministro Márcio França anunciou que vem para Niterói para verificar como o governo federal pode colaborar com a dragagem.

“O prefeito Axel Grael e o ex-prefeito e atual secretário Executivo Rodrigo Neves me trouxeram uma demanda de extrema importância que é a revitalização do Porto de Niterói. Será feita na cidade a maior dragagem do Brasil, que permitirá o aumento do calado do Canal de São Lourenço, o que será de extrema importância para a pesca, para o restauro de navios para off shore e também para ter um porto acessível. Quero me colocar à disposição. O Ministério dos Portos do governo Lula vai se colocar à disposição. Em alguns dias estarei em Niterói para avaliarmos como o Governo Federal poderá ajudar nessa obra”, afirmou o ministro.
Foto: Divulgação/Carol Barcellos