Planejamento apresenta ao governo federal experiência de transformação digital de Niterói

A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói (SEPLAG), Ellen Benedetti, apresentou a experiência de Niterói com transformação digital e participação social na elaboração de políticas públicas para secretários nacionais dos Ministérios de Planejamento e Orçamento e de Gestão e Inovação para Serviços Públicos, em Brasília. As reuniões tiveram como objetivo detalhar as iniciativas da cidade e alinhar futuras parcerias.

Em encontro com o secretário e a secretária Adjunta de Governo Digital do Ministério de Gestão e Inovação para Serviços Públicos, Rogerio Mascarenhas e Luanna Roncaratti, Ellen Benedetti abordou os avanços na transformação digital do município, elencou prioridades para os próximos anos e colocou Niterói à disposição para iniciar trabalhos conjuntos com o ministério.

“A transformação digital de Niterói é referência para muitos municípios, pois tivemos muitos avanços nos últimos anos, como a implementação do Processo Eletrônico, do Portal de Serviços e da Estratégia de Governo Digital. Neste sentido, temos como prioridade aprimorar outras áreas como a gestão de dados, cadastros e a segurança cibernética. Esta aproximação com o governo federal é fundamental para conhecermos novas iniciativas e nos colocarmos à disposição para parcerias”, explicou a secretária Ellen Benedetti.

Também participaram da reunião Danilo Bertazzi, diretor de Programa, e Enzo Mayer Tessarolo, coordenador geral de Cooperação Federativa em Gestão e Governo Digital do ministério, que já atuaram como subsecretários de Modernização da Gestão na SEPLAG.

Com o objetivo de contribuir com o processo de elaboração do Plano Plurianual do governo federal e conhecer mais detalhes sobre este planejamento, a secretária Ellen Benedetti também participou de uma reunião com Daiane Boelhouwer Menezes, diretora de Programas Sociais, Áreas Transversais e Multissetoriais e Participação Social do Ministério do Planejamento e Orçamento. O Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 de Niterói é referência para outros municípios em relação à estratégia de participação social, quando foi realizada uma ampla consulta pública com os moradores da cidade com o intuito de elencar políticas públicas prioritárias.

Também foi realizada uma reunião com Francisco Gaetani, secretário extraordinário para a Transformação do Estado, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, para debater projetos e parcerias que podem aproximar Niterói do governo federal. Gaetani é mestre e doutor em Administração Pública e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE) e está entre os 100 acadêmicos mais influentes do mundo na área de Políticas Públicas, na lista divulgada pela fundação britânica Apolitical.

A subsecretária de Articulação Institucional da SEPLAG, Isadora Modesto, acompanhou as agendas em Brasília. “Retomar o diálogo com o governo federal é essencial para prosseguirmos avançando nas agendas que são fundamentais para os municípios, onde a população vive a política pública”, acrescentou Isadora Modesto.

Os secretários nacionais receberam exemplares dos livros “Guia Avaliação de Políticas Públicas” e “Diretrizes da Gestão da Informação”, produzidos pela equipe da SEPLAG. Os livros demonstram a boa experiência e ação de Niterói para a melhor a gestão de dados e resultados das políticas públicas municipais. Os e-books estão disponíveis em http://seplag.niteroi.rj.gov.br/artigo_detalhe.jsf?id=400