Prefeitura de Niterói promove ação integrada com população em situação de rua

A Prefeitura de Niterói realizou, nesta segunda-feira (27), mais uma ação especial para oferecer acolhimento e cadastro nos serviços socioassistenciais para pessoas que estão em situação de rua. Dessa vez, a atividade aconteceu próximo ao Ponto Cem Réis, no Centro. A operação envolveu equipes das Secretarias de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES), Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). As equipes especializadas podem ser acionadas pelos números (21) 97197-9366 (diurno) ou (21) 97287-3643 (noturno).

A abordagem social especializada é uma ação contínua e que acontece no dia-a-dia dos agentes da SMASES, compostas por assistentes sociais e técnicos. As pessoas abordadas pelas equipes já são referenciadas no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). As equipes trabalham na sensibilização e convencimento da população em situação de vulnerabilidade social, já que a legislação brasileira não permite o acolhimento compulsório. É fundamental que a pessoa aceite ir para um dos equipamentos oferecidos pelo governo municipal.

Os técnicos da abordagem social fazem o cadastro para os benefícios socioassistenciais, verificam a necessidade de segunda via de documentação e também encaminham as pessoas para os centros de acolhimento municipais. Em 2022, mais de 5.400 atendimentos foram realizados pelas equipes de abordagem especializada. É importante reforçar que a mesma pessoa pode ser abordada por diversas vezes pelos técnicos.

O Centro Pop é a porta de entrada para o atendimento à população em estado de vulnerabilidade social. De lá, as pessoas são encaminhadas para as unidades de acolhimento, onde recebem atendimento de assistentes sociais, psicólogos e orientação jurídica, encaminhamento para serviços de saúde, trabalho e renda e documentação civil. O objetivo principal é construir com os acolhidos um trabalho que culmine na sua autonomia e reinserção social. A organização desses serviços garante privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.

Serviço de abordagem à população em situação de rua
Telefones: (21) 97197-9366 (diurno) ou (21) 97287-3643 (noturno)
O Centro Pop fica na Rua Coronel Gomes Machado, 259 – Centro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo