Niterói inicia no Fonseca programa Prefeitura Móvel em 2023

O Fonseca foi o primeiro bairro da cidade a receber o programa Prefeitura Móvel em 2023. Entre os dias 27 e 31 de março, de 8h às 17h, secretários e servidores de várias áreas da administração municipal estiveram no Horto do Fonseca em contato direto com a população, prestando atendimentos e levando serviços para os moradores do bairro e das vizinhanças. Ao todo, a população apresentou 611 demandas, que foram cadastradas na plataforma Colab.re e encaminhadas aos setores responsáveis.

Ao longo da semana, o prefeito de Niterói cumpriu vários compromissos do Prefeitura Móvel. Axel Grael destacou a importância do projeto para estabelecer um diálogo mais próximo com a população.

“Retomamos o Prefeitura Móvel, um programa de governo que tem o objetivo de aproximar a gestão municipal, em especial o prefeito e os secretários, da população. A Prefeitura tem muitos projetos em andamento na região do Fonseca, como a implantação do Restaurante Popular, o novo Centro Cultural da Zona Norte e as obras de contenção de encostas. É muito importante ouvir a população e entender as principais demandas. Passamos a semana toda no Fonseca. É uma estratégia itinerante para estar mais perto das comunidades e atender melhor a população de cada parte da cidade”, ressaltou Axel Grael.

O ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, destacou os investimentos realizados pela Prefeitura no Fonseca nos últimos anos. “O Prefeitura Móvel é uma iniciativa para ouvir sugestões, cobranças, críticas construtivas, mas sobretudo prestar serviços à população. Fizemos muita coisa no Fonseca nos últimos anos, como o Ciep Anísio Teixeira, que ficou abandonado muitos anos e nós o municipalizamos. O local hoje é um grande espaço de convivência e educação da juventude. Podemos falar também do (Hospital) Getulinho, que ficou fechado por tanto tempo e hoje é uma referência pediátrica, com mais de um milhão de atendimentos. Também construímos seis escolas no Fonseca”, afirmou Rodrigo Neves.

Além de atendimento à população sobre dúvidas ou demandas, o Prefeitura Móvel ofereceu serviços relacionados ao Procon com distribuição da cartilha de direitos do consumidor. No local, também foi possível ter acesso aos serviços de saúde com aferição de pressão arterial, glicemia, testes IST, testes de Covid-19 e distribuição de preservativos e de kits de saúde bucal.

Saúde – Como parte das atividades do programa Prefeitura Móvel, o prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve na unidade do Programa Médico de Família do Bernardino para visitar as obras do local. A reforma tem investimentos de R$ 294.823,27 e está prevista para ser entregue em maio. As obras vão beneficiar mais de 5 mil pessoas que são atendidas pelo Programa Médico de Família do Bernardino.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, afirmou que, além da obra, a unidade receberá equipamentos, mobiliário e prontuário para atendimento eletrônico dos médicos. “Praticamente toda a estrutura da unidade foi refeita, assim como a construção de novas salas e consultórios. Além de toda a reforma, a unidade terá equipamentos, mobiliários novos e prontuário eletrônico”, explicou a secretária de Saúde.

Educação – No último dia do Prefeitura Móvel no Fonseca, o prefeito Axel Grael deu ordem de início para as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Paulo Freire. A unidade conta com três edificações e duas quadras poliesportivas e receberá intervenções no prédio administrativo, obedecendo às normas técnicas brasileiras e à legislação municipal e ganhará um auditório com capacidade para 150 pessoas.

A escola também vai realizar serviços na infraestrutura e nas instalações complementares da escola. Na infraestrutura, será executada drenagem no entorno das edificações e revisão do sistema de esgoto. Nas instalações complementares será feita a revisão de todo o sistema elétrico, com capacitação das tomadas para instalação de ar-condicionado, ventiladores, computadores, instalação de som, sirene, pontos de luz, inclusive projetores das quadras e postes externos. A obra está orçada em cerca de R$ 2,5 milhões.

O secretário municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, ressaltou a importância das obras na Escola Municipal Paulo Freire. “O Paulo Freire disse uma coisa muito importante. Precisamos cuidar das nossas crianças. Essa escola tem aproximadamente 20 anos. Era uma escola privada, que depois foi municipalizada. É um compromisso cuidar ainda melhor da Paulo Freire”, disse Bira Marques.

Recapemento – Algumas demandas de moradores do Fonseca apresentadas durante o Prefeitura Móvel foram atendidas na própria semana do programa. Foi o caso da fresagem de três vias do bairro: Manoel Benício, Afonso Viana e Travessa Belford Vieira. Os serviços foram solicitados por moradores no primeiro dia do Prefeitura Móvel e executados ao longo da semana. Na semana anterior à do programa, equipes da Prefeitura já haviam concluído o recapeamento da faixa viária dos ônibus na Alameda São Boaventura.

Serviços – O Prefeitura Móvel é um programa que visa aproximar os serviços municipais da população. Durante a semana, foi possível tirar dúvidas ou receber atendimento com encaminhamento pela plataforma Colab.re relacionados às secretarias de Assistência Social (SMASES), Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Defesa Civil (SMDCG), Obras (SMO), Educação (SME), Saúde (FMS), Fazenda (SMF), Ordem Pública (SEOP), Desenvolvimento Econômico (Seden), Participação Social (Sempas), Culturas (SMC), Governo (Semug), Meio Ambiente (SMARH), Habitação (SMHRF), Subsecretaria de Trânsito e Transportes (SSTT), Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Casa do Empreendedor e Defesa do Consumidor (Procon). No local, também foi levado serviços de aferição de pressão, medição de glicose e orientações sobre saúde bucal e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo