Espaço Nova Geração terá bazar afetivo e sustentável

A Prefeitura de Niterói vai inaugurar, nesta quinta-feira (20), o Bazar Vestindo Afetos, às 14h. O bazar vai funcionar no Ciep Esther Botelho, no bairro do Cantagalo. O objetivo é usar o espaço como uma forma de acolhimento às famílias do Espaço Nova Geração e incentivar o consumo sustentável. A inauguração vai contar também com uma apresentação das alunas de zumba e palestra de Nathalia Machareth do Vibes Brechó.

Bárbara Siqueira, coordenadora geral do Programa Nova Geração, reforça a importância da participação da família.

“A participação dos jovens e o envolvimento da comunidade são muito importantes. Esses são os objetivos do nosso trabalho dentro da proposta do Pacto Niterói Contra a Violência. É muito importante essa participação. O bazar é um momento de troca, um estímulo para que as famílias queiram participar do projeto”, explica Bárbara.

O Projeto Espaço Nova Geração faz parte do Pacto Niterói Contra a Violência (PNCV). O programa municipal oferece vagas gratuitas em cursos como teatro, inovação tecnológica, trabalhos manuais, além de práticas esportivas no contraturno escolar para crianças e jovens de 6 a 29 anos. A coordenadora geral do Pacto, Graça Raphael, destaca que o Espaço Nova Geração atua e fortalece a política pública de prevenção, de proteção da vida e promove a educação para a cultura da paz em nossa cidade.

“O evento Vestindo Afetos desenvolve a temática do Projeto Pedagógico do Programa Espaço Nova Geração – ENG, na perspectiva da formação permanente de crianças, adolescentes e jovens participantes das atividades educacionais, sociais e de inclusão social do ENG. É importante ressaltar que o ENG faz parte dos Programas de Prevenção, que acontecem no âmbito do Pacto Niterói Contra a Violência, atuando no contra turno escolar com atividades multidisciplinares, extra – curriculares, oferecendo formação para a cidadania, preparação para o mundo do trabalho, novas perspectivas e de projetos de vida para as nossas juventudes em situação de vulnerabilidade social”, reforça a coordenadora do PNCV.

O coordenador do Espaço Nova Geração no Cantagalo, Leonardo Simões, conta que o evento é de inauguração, mas a ideia é que o bazar seja fixo.

“Não vamos vender as peças. A estratégia é que o bazar é seja um local de acolhimento das famílias atendidas pelo projeto. A equipe técnica vai atender as famílias e quem tiver maior vulnerabilidade vai poder escolher peças em uma quantidade determinada. Também vamos aceitar doação de roupa e peças. A ideia é trabalhar o consumo sustentável”.

Serviço: Inauguração – Vestindo Afetos Bazar
Data: 20 de abril de 2023
Horário: 14h
Local: Espaço Nova Geração – Ciep Esther Botelho (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 339 – Cantagalo – Niterói)
Atrações: Apresentação das alunas de zumba, palestra de Nathalia Machareth do Vibes Brechó e apoio Equipe Mary Kay.