Prefeitura de Niterói participa da 46ª Edição do Programa da União das Cidades Ibero-americanas

A Prefeitura de Niterói participou da 46º Edição do Programa de Formação da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI). O secretário de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, foi o único representante brasileiro no evento, que aconteceu entre os dias 17 e 21 de abril, em Madrid, na Espanha. Nesta sexta-feira (21), o secretário fez uma apresentação sobre o trabalho de Niterói para representantes de mais de 10 países.

O secretário embarcou para Madrid a convite dos organizadores do evento para participar do Módulo de Respostas Integrais a Emergências.

“É uma honra estar neste evento. Fui o único brasileiro selecionado para participar do Programa de Formação aqui na Espanha. Pude apresentar um pouco sobre o sistema de Defesa Civil e os planos relacionados à resiliência de Niterói, que envolvem não só as situações de emergências, mas também toda a parte de prevenção. O município vem se destacando nas ações de Defesa Civil, investindo em equipamentos de alta tecnologia que nos permitem antecipar nossas estratégias e ter uma resposta mais rápida e eficaz frente aos eventos climáticos”, explicou Walace Medeiros.

A turma que participou do programa pôde visitar as instalações dos Centros da Polícia, do Corpo de Bombeiros, de Monitoramento e Gestão de Desastres e a Central de Chamadas de Madrid (112).

A Defesa Civil de Niterói vem atuando com destaque em várias áreas do país castigadas por desastres ambientais. A equipe possui um corpo técnico que conta com engenheiros civis, arquitetos, geólogos, geógrafos, analistas geotécnicos e assistentes sociais. A equipe de resposta rápida se tornou referência no país nos últimos 10 anos. A Secretaria de Defesa Civil possui, também, cerca de 148 Nudecs e mais de 2,6 mil voluntários capacitados atuando em diferentes pontos da cidade.