Prefeitura de Niterói começa a matricular alunos para a Educação Infantil

Nesta sexta-feira (2), a Prefeitura de Niterói inicia a matrícula de mais de mil novos alunos com idade de zero a quatro anos na Educação Infantil (creche e pré-escola). A lista dos contemplados pelo Programa Escola Parceira foi divulgada no Diário Oficial (DO) desta quinta (1). A matrícula deve ser efetuada nos dias 2 e 5 de junho, de acordo com a idade, na sede da Fundação Municipal de Educação (FME). No DO consta a data para comparecer e os documentos necessários para efetuar a matrícula das crianças. As aulas começam na próxima segunda-feira (5). Outras 503 crianças serão convocadas até o próximo sábado (10), totalizando quase 1.600 vagas.

Durante a visita em uma escola no Badu, parte das agendas da semana da Prefeitura Móvel no Largo da Batalha, o prefeito de Niterói, Axel Grael, fez um pronunciamento ao vivo e destacou a relevância do Escola Parceira.

“Estamos contratando novas vagas para oferecer às crianças da cidade de Niterói. Já são 1.093 abertas hoje e, a partir de amanhã, vamos ofertar mais 500 vagas pelo programa Escola Parceira. Continuamos trabalhando bastante para ter a cidade que a gente sempre sonhou. A melhor cidade para se viver e ser feliz”, afirmou Axel Grael.

O programa tem como objetivo absorver a demanda de crianças que não foram contempladas com uma vaga na Rede Municipal. A matrícula deve ser feita nos dias 2 e 5 de junho, de acordo com a idade, na sede da Fundação Municipal de Educação (FME).

“Hoje temos 30 mil crianças matriculadas na rede pública de Niterói em um programa de expansão da nossa rede que está em curso. Ao longo dos próximos dois anos, pretendemos abrir mais três mil vagas. O programa Escola Parceira vai atender a crianças que ainda não conseguiram uma vaga na nossa rede com vagas em 24 instituições particulares. É importante que as famílias tenham uma atenção especial ao Diário Oficial para comparecer e efetuar a matrícula das crianças. Nossa equipe também está ligando para os responsáveis para avisar sobre a data”, ressaltou o secretário de Educação, Bira Marques.

O secretário destacou ainda a importância do trabalho realizado pelos profissionais de educação da rede municipal nesse momento importante pós-pandemia. “Estamos trabalhando muito para garantir essa grande aliança pela alfabetização e pelo aprendizado das crianças da nossa cidade. Agradeço a toda equipe que tem se empenhado bastante na defesa da educação pública de qualidade na nossa cidade”.

A lista de convocação pode ser conferida aqui: https://www.educacao.niteroi.rj.gov.br/wp-content/uploads/2023/06/Convocacao-dos-candidatos-para-matricula-no-Programa-Escola-Parceira.pdf

Programa Escola Parceira – As bolsas contemplam candidatos que estavam na lista de espera da rede, com prioridade para os inscritos no CadÚnico. São crianças de zero a quatro anos na Educação Infantil (creche e pré-escola), em horário parcial.

Por meio do programa, a Prefeitura de Niterói contrata vagas em escolas particulares credenciadas e paga mensalidades no valor de R$ 750 por mês e um adicional de até R$ 750 por criança, anualmente, para custear material pedagógico e uniforme. A novidade deste ano é a concessão do RioCard Acompanhante para os pais/responsáveis. O benefício já existe para os alunos da Rede Municipal e do Programa Criança na Creche.

As instituições credenciadas precisam ter autorização de funcionamento do Conselho Municipal de Educação e alvará da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF). As unidades escolares têm sede em Niterói e passam por uma análise de documentos. Como contrapartida, as escolas se comprometem a não reduzir o número de empregados até janeiro de 2024. A gestão do convênio é responsabilidade da Fundação Municipal de Educação (FME), que fará o acompanhamento e fiscalização das normas estipuladas no contrato.

Serviço: Matrícula dos alunos beneficiários do Programa Escola Parceira
Data e horário: 2 e 5 de junho – manhã e tarde (Verificar na listagem o dia e horário pelo nome do responsável).
Local: sede da Fundação Municipal de Educação (FME) – Rua Visconde do Uruguai, 414, Centro de Niterói.