Niterói Canta os 100 Anos da Portela na Sala Carlos Couto

A quinta-feira (22) será de muito samba na Sala Carlos Couto. Em comemoração ao centenário de uma das escolas mais tradicionais do Rio de Janeiro, a FAN apresenta “Niterói Canta os 100 anos da Portela”. O evento, marcado para às 18 horas, contará com roda de samba, sarau e noite de autógrafos de livro sobre a história da azul e branco. A entrada é gratuita.

Abrindo a celebração, haverá noite de autógrafos com o professor João Baptista M. Vargens, autor do livro “A Casa de Dona Neném”. Lançado em 2023, a obra abre as portas da residência de Dona Yolanda Almeida Andrade. No quintal de uma das baluartes mais tradicionais da Portela, junto de seu Manacéa, o samba suburbano ganhou importante capítulo, sendo frequente ponto de encontro da Velha Guarda. Na esteira das comemorações pelo centenário da escola, o livro é um convite para a reconstrução da memória deste gênero musical que se funde com a história do Rio de Janeiro.

Depois, o “Sarau Poesia de Asas Abertas” irá recitar cinco sambas enredo históricos da Portela, que marcaram época e ao mesmo tempo se tornaram atemporais. Na sequência, será a vez da roda de samba, composta por artistas niteroienses, cantar grandes sucessos da escola que se tornou “Majestade do Carnaval”. A equipe da instituição estará presente na homenagem. 

Serviço
Data: Quinta-feira, 22 de junho de 2023
Horário: 18 horas
Local: Sala Carlos Couto – Theatro Municipal de Niterói
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói – RJ

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo