Comitiva da Prefeitura de Niterói visita obras no entorno do Mercado São Pedro

Uma comitiva da Prefeitura de Niterói esteve, nesta terça-feira (20), visitando obras no entorno do Mercado São Pedro, no Centro. Após quatro meses, as intervenções estão na fase final. O local já recebeu ampliação da rede de drenagem, demolição das calçadas com implantação de meio-fio e pavimento rígido em concreto. A colocação de pedras portuguesas está sendo finalizada. Para a festa de São Pedro, no fim do mês, a previsão é de que grande parte da obra estará concluída.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou o espaço e conversou com comerciantes no Mercado São Pedro.

“Vistoriei hoje as obras de revitalização do Mercado de Peixe São Pedro. É sempre muito bom conversar com os moradores e saber que as intervenções estão sendo de grande importância para a região. O espaço já recebeu drenagem, repaginação do estacionamento, colocação de meio fio, concretagem da pista e acabamentos. Ainda faltam o paisagismo e a iluminação, mas em breve estará tudo pronto”, destacou Axel Grael.

As intervenções no entorno do Mercado São Pedro fazem parte de um pacote de obras inseridas no Plano Niterói 450 Anos. Estas obras vão transformar a paisagem no Centro de Niterói. As intervenções nas imediações do mercado estão em fase final de acabamento para a entrada da iluminação em led e do paisagismo.

Segundo o presidente da Associação dos Comerciantes e Amigos do Mercado São Pedro, Atílio Gualielmo, as obras são um marco para uma nova era do mercado, que conta com 39 boxes e sete restaurantes no segundo andar.

“Essas obras vão melhorar muito esse entorno. Acho que vai, inclusive, melhorar as vendas. A pessoa chega em um lugar bonito, todo mundo gosta, né? Também vai forçar um pouquinho a gente melhorar lá dentro, é um empurrãozinho. Acho que essa obra é um ponto para a gente começar uma nova era”, disse Atílio Gualielmo.

Uma vez por semana, dona Gildenita atravessa a Baía de Guanabara e vem a Niterói comprar produtos frescos para os caldos que vende em sua barraca na Gamboa.

“Moro na Gamboa e vendo caldos e outras coisas. Gosto de comprar tudo do bom e do melhor e aqui eu acho tudo fresquinho. Há uns 10 anos que compro peixe aqui no Mercado São Pedro e estou achando ótima essa obra aqui, vai ficar muito bom”, afirmou a comerciante.

A visita contou com a presença do secretário de Urbanismo, Renato Barandier; do presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Antônio Lourosa; e do coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões. A comitiva ainda passou pelas obras de revitalização que se estendem ao longo da Avenida Rio Branco até o antigo prédio conhecido como Castelinho, no Gragoatá.