Alunos das Orquestras Aprendiz Musical vão participar da 43ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina

Um grupo de nove alunos do Aprendiz Musical vai participar da 43ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), entre 9 e 16 de julho. A viagem faz parte do projeto de intercâmbios do programa, que teve início, em junho, em 2023, quando o Quinteto Aprendiz esteve no Festival Eurochestries, na cidade de Sobral, no Ceará.

Em Londrina, eles vão participar de cursos e oficinas, além de encontros de prática orquestral, que culminam em uma grande apresentação da Orquestra formada por todos os participantes do festival. Os coordenadores que acompanharão os alunos participarão do curso ‘Práticas Reflexivas’.

Este ano, o FIML terá foco acentuado na inclusão social mediante a concepção sociomusical da formação integral do músico. Haverá o Palco Pedagógico, uma inovação que fará parte da formação artística como uma etapa importante para os estudantes, os quais integram suas performances com seus professores. Dessa forma, o 43º FIML objetiva superar a concepção fugaz de evento para uma de formação integral, voltada para o exercício da cidadania.

O Aprendiz Musical é uma iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Educação. O Programa oferece também a possibilidade de alunos integrarem um dos grupos de referência, que são as orquestras e o coro, além da participação em outras formações, como a banda, os grupos de câmara e o quinteto de sopros.

“O Aprendiz Musical é um dos maiores programas de desenvolvimento social, por meio da arte, ativos no país. Esta é a segunda viagem deste ano e faz parte do projeto de intercâmbio que estamos desenvolvendo para incentivar ainda mais estes jovens músicos em apresentações em outras cidades e estados. É um período de socialização entre alunos e professores de dentro e de fora do Brasil, além de muita prática e estudo”, afirma André Diniz, Secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa.

Alunos do Programa Aprendiz Musical no Festival de Música de Londrina:

Luyza Souza (violino), Sanderson Hirleys (violino), Leandro Ferreira (violino), Vitória Guerra (violino), Wallace Martins (violino), Daniel Gomes (viola), Pedro Ferreira (viola), Samir Gonçalves (violoncelo) e Luiza Ribeiro (violoncelo)

Oficinas oferecidas no Festival:

– Prática de Orquestra Infanto Juvenil: Uma oportunidade de vivenciar o repertório sinfônico e suas variantes. Os estudantes terão a oportunidade de ensaiar o repertório sob regência do maestro Luiz Martins, em encontros diários, durante o Festival, culminando em uma apresentação pública no dia 16 de julho. Os alunos da classe de regência também terão a oportunidade de reger o repertório trabalhado nas aulas. Momento de conhecer a rotina de uma orquestra e suas particularidades. Os ensaios acontecerão todos os dias, das 9h às 12h, no Teatro Ouro Verde.

– Curso de Violino: Ministrado pelas professoras Carla Rincón e Luciana Arraes, as aulas funcionarão como um ambiente de intercâmbio e aprendizagem mútua onde as professoras ajudarão todos a se desenvolverem técnica e musicalmente. As aulas acontecerão, diariamente, das 14h30 às 16h30, no Colégio Hugo Simas

– Curso de Violoncelo: Os alunos participarão de exercícios executados coletivamente com aspectos fundamentais da técnica do violoncelo. Já nos masterclass, realizarão suas peças individualmente, com orientação do professor, enquanto os demais colegas assistirão. Foco em questões musicais, interpretativas e performáticas: estilo, fraseado, dinâmica, lógica, criatividade, concentração e ansiedade de palco. As atividades serão ministradas pelo professor Pedro Ludwig, diariamente, das 14h30 às 16h30, no Colégio Hugo Simas.

– Curso de Viola: Serão abordados temas como interpretação, afinação, ritmo, técnica pura de mão direita e esquerda. Para estudantes de qualquer nível, de iniciantes a avançados.  As aulas serão ministradas pelo professor Renato Bandel, das 14h30 às 16h30, no Colégio Hugo Simas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo