Prefeito de Niterói participa de almoço na Nova Catedral neste domingo (09)

Neste domingo (09), o prefeito de Niterói, Axel Grael, participou de um almoço onde funcionará a nova catedral da cidade, no Caminho Niemeyer. O evento foi uma iniciativa da Arquidiocese de Niterói. A renda será destinada às obras.

O prefeito ressaltou que a obra da nova catedral será uma das marcas de Niterói e que o Caminho Niemeyer está cada vez mais ligado ao resto da cidade.

“Esta é uma obra grandiosa, que com certeza vai ser uma das marcas da cidade. Para Niterói, vai ser um grande orgulho já que se trata de mais um projeto do Niemeyer. Para que esse espaço esteja cada vez mais integrado ao restante da cidade, estamos realizando diversas obras de urbanização no entorno. O Caminho Niemeyer era isolado, muita gente sequer tinha vindo até aqui antes. Agora cada vez mais todo esse acervo arquitetônico da cidade vai estar integrado à vida dos niteroienses”, pontuou Axel Grael.

O arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, lembrou que a construção não se trata apenas de um projeto da igreja, mas também de uma obra cultural e artística da cidade.

“Esse é um projeto que conta com a colaboração de diversas pessoas que ajudam dentro de suas possibilidades. Vamos buscando essa ajuda através de rifas, através de um almoço como esse de hoje e através de doações. Essa obra não vai ter apenas a dimensão religiosa, mas cultural, artística e turística também”, disse o arcebispo.

A igreja está localizada no centro de Niterói, às margens da Baía de Guanabara. A nova catedral teve a sua obra iniciada em 2014, com estrutura para acolher 5 mil pessoas. Após concluída, atenderá milhões de pessoas e incrementará o turismo religioso na cidade. Projetada por Oscar Niemeyer, a nova Catedral integrará um conjunto arquitetônico de 14 equipamentos culturais do Caminho Niemeyer, que vai do Museu de Arte Contemporânea até o Teatro Popular.

Entre outras autoridades, também estavam presentes as coordenadoras da Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude, Luisa Assumpção; e a do Pacto Niterói Contra a Violência, Graça Raphael; além do vereador Jonathan Anjos.