Inscrições prorrogadas até 31 de julho para instituições que desejam receber apoio do Niterói Solidária

As inscrições para instituições sociais que desejam receber apoio do Programa Niterói Solidária, da Prefeitura de Niterói, foram prorrogadas até o dia 31 de julho. O edital de chamamento público, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, está selecionando entidades que atuam no combate à fome e promoção da segurança alimentar no município. Na manhã desta sexta-feira (14), o prefeito Axel Grael reuniu-se com nove pastores, que juntos representam dezenas de igrejas evangélicas da cidade, para convidá-los a participarem do programa.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail smdh@smdh.niteroi.rj.gov.br. A Campanha Niterói Solidária já arrecadou mais de 80 toneladas de alimentos e produtos de higiene e limpeza desde sua criação. O prefeito destaca que a participação das igrejas é fundamental, pois estão em contato direto com a população, com um olhar especial para os mais necessitados.

“As igrejas são pontos de apoio em casos de emergência em diversos locais da cidade. Nessa época do ano, podemos realizar um trabalho junto de conscientização da população contra focos de incêndio em razão da queima de lixo, que também contribui para problemas respiratórios nas crianças. A participação da comunidade evangélica no Programa Niterói Solidária é fundamental, porque são instituições que já trabalham em ações de solidariedade junto a quem mais precisa. A parceria das igrejas dará mais capilaridade ao nosso Programa”, disse Axel Grael.

O edital de chamamento foi publicado no Diário Oficial do dia 6 de junho. O documento traz todas as regras, critérios e documentos que precisam ser apresentados pelas entidades que desejam se cadastrar no programa.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Nadine Borges, explicou como o processo de inscrição é simples.

“Com a extensão do prazo para inscrição na campanha Niterói Solidária, é fundamental mobilizarmos as igrejas para participarem porque são instituições com abrangência em locais importantes da cidade e se enquadram perfeitamente nos critérios do edital. Para participar da campanha, o processo é muito simples, basta ter CNPJ e comprovar atividade solidária em sua área de atuação. Essa reunião serviu para a gente se colocar à disposição para conversar e ajudar na inscrição das igrejas para que possam receber as doações e encaminhá-las à população mais necessitada”, reforça Nadine.

Durante a reunião com pastores também ficou decidido que seria criada uma rede de comunicação integrando a Defesa Civil e as lideranças religiosas para atuarem juntos na prevenção de acidentes. O secretário de Defesa Civil de Niterói, Walace Medeiros, destaca a importância de abrangência das igrejas nas áreas mais vulneráveis.

“Com a mudança de temperatura as pessoas que vivem pelas ruas sentem muito nessa época. Como as igrejas têm um empenho grande em prestar assistência com agasalhos e alimentação é fundamental para nós estarmos próximos. A comunicação com os pastores e lideranças religiosas será contínua, via grupos digitais, para estarmos juntos e atentos nas situações emergenciais”, adianta Walace Medeiros.

O trabalho do Niterói Solidária começou em 2021, durante a pandemia, com o objetivo de ajudar famílias que não foram atendidas pelos programas sociais da Prefeitura de Niterói e que se encontravam em situação de vulnerabilidade.

Serviço:

Inscrição para novas instituições da sociedade civil participarem do Programa Niterói Solidária

Data: Até 31 de julho de 2023

Inscrição: pelo e-mail smdh@smdh.niteroi.rj.gov.br

Importante: A instituição que tiver dúvida sobre a inscrição, pode procurar a equipe da SMDHC na Av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº – Centro (Caminho Niemeyer).

Foto: Lucas Benevides