Obras de restauro da Casa Norival de Freitas, no Centro, avançam

As obras de restauração da Casa Norival de Freitas continuam avançando, como parte do Plano Niterói 450 Anos, que inclui a revitalização do Centro da Cidade. O casarão, de grande valor histórico e arquitetônico, passa por uma minuciosa recuperação estrutural e reparo de suas instalações originais, que, em breve, voltarão a compor o valioso acervo urbanístico que guarda boa parte da história do Município e do Estado do Rio de Janeiro.

“O conjunto de obras que apresentamos no Plano Niterói 450 anos tem como meta justamente requalificar o centro de Niterói. Um dos nossos objetivos é, inclusive, trazer mais gente para morar no bairro. Essa é uma obra esperada há muitos anos. Ela é importante para o patrimônio cultural da cidade e também gera 90 empregos diretos e 150 indiretos. São muitas pessoas especializadas trabalhando aqui. Eu me impressionei com a riqueza histórica desse lugar. A casa possui características muito interessantes, que remontam ao período do Centro antigo, que era repleto de residências semelhantes a essa. Além da Casa Norival, estamos fazendo um conjunto de ações para proteger o patrimônio histórico e cultural da cidade”, afirma o prefeito Axel Grael.

O projeto é da Secretaria de Ações Estratégicas e Economia Criativa e as obras são de responsabilidade da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa). A restauração é realizada por equipes altamente especializadas e inclui trabalhos de arqueologia e pesquisas iconográfica e arquitetônica, tudo feito de acordo com as normas do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Até o momento, já foi concluído o trabalho de restauração das portas e janelas de madeira que compõem a frente do imóvel. O conjunto havia sido retirado no início dos trabalhos e encaminhado para uma oficina especializada, onde permanecerá armazenado até momento de sua reinstalação.

Também já foi finalizado o trabalho de decapagem e chapisco de uma das laterais e da área frontal da Casa, com o início do processo de reboco e restauração de parte da fachada.

As equipes também atuam na preparação para a instalação das estacas do novo prédio anexo, que será construído nos fundos do terreno e contará com três pavimentos, com cafeteria, auditório com camarim, sede administrativa, estúdio, área de convivência e um terraço com local de contemplação.

A parte externa do casarão também ganhará novo paisagismo e iluminação, e tem previsão de término até o fim de 2024. Após a conclusão total dos trabalhos, o local será sede do Programa Aprendiz Musical, mantido pela Prefeitura.

A área total da edificação é de 373m², num terreno de 978m². O investimento nas obras de restauração é de R$ 29,1 milhões.