Parque Rural comemora a marca de mil visitantes na trilha Caminhos de Darwin

O Parque Rural encerrou as atividades do Mês da Juventude com a ida de cerca de 200 jovens do Programa Jovem EcoSocial pela trilha dos Caminhos de Darwin, nesta sexta (25). O espaço é administrado pela Secretaria Municipal de Governo (Semug) da Prefeitura de Niterói. Com a visita, a trilha ultrapassa a marca dos mil visitantes levados pelas equipes do Parque.

A secretária de Governo, Rubia Secundino, destacou que as atividades do mês da Juventude foram pensadas para todas as regiões da cidade.

“O mês da Juventude foi pensado com muito carinho pela Coordenadoria de Juventude. A iniciativa de ampliação das atividades fez com que todas as regiões da cidade fossem incluídas. O Parque Rural foi escolhido para o encerramento com o passeio dos jovens. Assim chegamos à marca de mil pessoas que conhecerão os caminhos de Darwin através do Parque e nossos parceiros”.

A atividade com os jovens é uma parceria com a Secretaria de Participação Social (Sempas), responsável pelo Programa Jovem EcoSocial, com a equipe do Parque Estadual Serra da Tiririca (Peset) e a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). No fim da atividade, os jovens plantaram uma árvore que simboliza a responsabilidade e união em defesa do meio ambiente.

O secretário de Participação Social e gerente do programa Jovem Ecosocial, Octávio Ribeiro, explicou a importância da participação dos alunos do programa.

“A ida dos jovens complementa as ações pedagógicas de sustentabilidade do programa. A ideia de levar os jovens para fazer a trilha tem como principal objetivo conscientizá-los sobre a responsabilidade de serem atores da conservação do meio ambiente na nossa sociedade”.

O Parque Rural de Niterói, que fica no Engenho do Mato, na Região Oceânica, é um equipamento público que oferece atividades gratuitas para todas as idades, com diversas modalidades diferentes. O local possui uma estrutura com quadra poliesportiva, salas de capacitação e uma pista equestre que é utilizada para treinos e campeonatos.

A trilha do “Caminhos de Darwin” é um roteiro turístico que mistura ciências, educação e cultura e atravessa por algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro por onde o naturalista Charles Darwin passou em 1832. O caminho proporciona um resgate da história e um passeio pelo tempo.